A Receita Federal informa que até às 16 horas desta sexta-feira (1º) foram entregues 10.206.474 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021.
É sempre bom lembrar que o prazo de entrega da declaração começou no dia 07 de março e terminará em 29 de abril.
Dessa forma, prepare toda a sua documentação e não deixe para a última hora! Que tal aproveitar o final de semana e fazer tudo com calma?
Imposto de renda com declaração pré-preenchida
Desde o dia 14 de março já está disponível a funcionalidade de pré-preenchimento da declaração do Imposto de Renda.
Com ela, você inicia o processo com diversos campos já preenchidos. As informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.
Como fazer?
Acompanhe as orientações.
- Pelo programa de computador – Abra o programa; entre com sua conta gov.br; clique na aba “Nova”; e “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida”;
- Pelo preenchimento online – Acesse o e-CAC com sua conta gov.br; clique em “Declarações e Demonstrativos”; depois “Meu Imposto de Renda”; clique em “Preencher declaração online” e no ano; selecione “Iniciar Declaração”; e escolha a opção “Pré-Preenchida”.
Isenção do imposto de renda para maiores de 65 anos
Ao informar proventos de aposentadoria, reserva, reforma ou pensão de declarantes maiores de 65 anos na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, a parcela isenta será calculada e o excedente será automaticamente transferido para a ficha de Rendimentos Tributáveis de Pessoa Jurídica.
É importante que o contribuinte se atente para o prazo de entrega do imposto de renda, pois estando obrigado à apresentação da declaração e não o fazendo no prazo previsto, estará sujeito a multa.
Leia ainda: CAIXA libera saque do FGTS; veja quem pode ter acesso ao dinheiro