Muitos brasileiros acabam optando por solicitar o empréstimo consignado, uma vez que essa pode ser uma boa solução para situações de dificuldades financeiras, como por exemplo, dinheiro extra para ajudar nas dívidas.
Contudo, cabe destacar que essa modalidade de crédito se trata de um empréstimo em que as parcelas de pagamento são descontadas diretamente da folha de pagamento. Todavia, várias instituições financeiras fazem com que os clientes aceitem esse serviço de forma indesejada, o que pode gerar problemas.
Para esclarecer, isso pode acontecer por ligações excessivas ofertando o empréstimo consignado, que em muitos casos, podem até caracterizar assédio comercial. Nestes casos, portanto, o mais indicado é entrar em contato com o banco e ligar para o Procon, registrando uma reclamação.
Da mesma maneira, a recomendação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para consumidores que não desejam mais receber esse tipo de ligação é bloquear o número.
Entretanto, se as ligações indesejadas oferecendo empréstimos consignados persistirem, é preciso ainda reclamar no serviço de atendimento do banco em questão, no Procon ou no site consumidor.gov.br. Lembrando que essa plataforma pertence ao Ministério da Justiça, e somente neste ano já recebeu 28 mil reclamações sobre ligações deste tipo.
Autorregulação do empréstimo consignado: Entenda
Primeiramente, com o objetivo de evitar essas ligações abusivas, a Febraban fez a autorregulação do empréstimo consignado no mês de janeiro de 2020. Nesse caso, 1,2 mil punições já foram aplicadas a correspondentes bancários, ou seja, às empresas que oferecem os serviços e realizam as ligações em nome dos bancos. Entre as punições, foram 552 advertências, 602 suspensões temporárias e 46 definitivas.
Outro detalhe é que a Secretaria Nacional do Consumidor já recebeu, somente este ano, mais de 28 mil reclamações sobre os empréstimos consignado, com empresas que realizaram essas ligações abusivas. Nesse sentido, os principais alvos destas ligações são servidores públicos e aposentados, visto que as parcelas para eles são descontadas das folhas de pagamento sem o risco de perderem o pagamento.
Novo cartão de crédito consignado
Embora muitas dessas ligações sejam abusivas e com isso, caracterize assédio comercial por parte de certas instituições financeiras, o empréstimo consignado pode sim ser um serviço muito bom para o consumidor. Cabe aqui salientar que, recentemente o banco Neon movimentou o mercado financeiro com um cartão de crédito inovador, deixando os clientes surpresos.
Conforme informações do banco Neon, o novo serviço financeiro não se trata de um cartão de crédito comum. Trata-se, portanto, de um cartão com crédito consignado privado. Até o momento, a modalidade é pouco explorada no mercado brasileiro, tornando esse cartão ainda mais exclusivo.
Ressalta-se também para quem não conhece que ele consiste em um cartão que dá a opção de crédito ao cliente, e desconta os gastos diretamente da folha de pagamento. Com isso, é possível evitar a inadimplência.
Nesse caso, a empresa privada faz um convênio com a instituição que oferece o crédito consignado privado. Posteriormente, o funcionário procura a instituição e recebe uma oferta de crédito. Mas o valor máximo da parcela mensal é de até 30% de seu salário, que será descontada da folha de pagamento.
No entanto, este serviço de empréstimo consignado no cartão de crédito não é amplamente utilizado no Brasil. Mas agora, ele vem ganhando seu espaço entre os clientes, facilitando a exploração desta ferramenta pelo banco Neon no mercado interno.
Veja ainda: ANTECIPAÇÃO do Bolsa Família de julho está CONFIRMADA! Veja quando chega a grana