O PR Engenharia publicou um artigo bastante interessante sobre a importância do EPI no ambiente de trabalho. Eles são vários e dependem exclusivamente de quais os objetivos da empresa. Em suma, alguns exemplos são:
- jalecos
- luvas
- sapatos de proteção
- capacetes
Boa parte das profissões necessitam destes equipamentos de proteção, especialmente químicos, médicos, bombeiros, eletricistas e muitas outras. O assunto é relevante e deve ser abordado dentro da empresa, é obrigação do contratante. Todas as regulamentações estão previstas através da portaria nº3214 do Ministério do Trabalho.
É seu direito por lei!
Você sabia que todas as empresas possuem o dever de fornecer os EPI’s para os funcionários de forma gratuita e sem descontos do salário?
Vale ressaltar que os equipamentos também devem ser passados por um Certificado de Aprovação para que comprovem a eficácia contra danos.
Importância do EPI e sua obrigação como colaborador
Apesar dos equipamentos serem gratuitos, o colaborador ainda possui algumas obrigações específicas, são elas:
- Se responsabilizar pelo cuidado dos itens;
- Usá-los somente durante o ambiente de trabalho;
- Mostrar ao patrão ou setor responsável sempre que os equipamentos não possuírem mais condições de serem usados;
- Seguir as determinações passadas pelo técnico responsável ou RH.
Por que usar?
O principal motivo para usar é que protege os funcionários de danos físicos. Além disso, toda a estrutura jurídica da empresa pode estar em jogo, é um nome que pode manchar perante outros.
Ao respeitar as leis e fornecer condições seguras e flexíveis, a marca consegue atrair mais clientes e realizar mais vendas através do Marketing. Cada vez mais os consumidores estão exigentes com os pequenos detalhes e isso pode influenciar de forma considerável a decisão do persona.
Uma marca que demonstra sinais de descuido, racismo, acidentes ou casos indesejados, acabam perdendo milhares de clientes. Assim como foi o caso do Carrefour, em que seguranças mataram um negro dentro do estabelecimento. O mesmo também pode servir para outros nichos, seja eletricistas, vidraceiros, freelancers etc.
Atualmente, é possível encontrar uma série de cursos profissionalizantes gratuitos para os funcionários e que também emitem certificações. Vale a pena utilizar isso como um diferencial para a sua marca.
E então, tem mais alguma dúvida sobre a Importância do EPI? Deixe nos comentários!