As fibras apresentam importante papel na alimentação infantil, sobretudo na alimentação de crianças acima de 2 anos. Isso porque é nesta idade que encontramos maior prevalência de constipação intestinal (prisão de ventre) e um dos benefícios mais comentados da fibra na alimentação é a normalização do trânsito intestinal.
Existem também outras vantagens, como melhoria do apetite, da disposição, regulação do colesterol e controle do peso de acordo com cada idade.
Importância das fibras na alimentação
As fibras alimentares são um conjunto de substâncias derivadas de vegetais que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado humano, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Ou seja, a fibra é uma parte do alimento que não é absorvida e passa direto pelo intestino.
As fibras contribuem para o funcionamento intestinal adequado. Além disso, elas ajudam no controle da glicemia, dos níveis de colesterol e são amigas do emagrecimento.
Veja alguns benefícios:
- Melhoram o trânsito intestinal
- Auxiliam no controle glicêmico
- Contribuem para a perda de peso
- Auxiliam no controle de colesterol
- Aliadas do coração
- Auxiliam o sistema imunológico
Veja alimentos ricos em fibras
Conheça alguns dos alimentos ricos em fibras: Lentilha, aveia, feijão, verduras, cenoura, grão-de-bico, frutas in natura, como laranja, maçã, damasco seco, ameixa e figo seco.
Inserir esses alimentos nas refeições dos pequenos não é tarefa fácil, mas com um pouco de insistência e receitinhas gostosas é possível.
Veja algumas dicas:
- Faça sucos com diferentes alimentos
- Capriche na preparação do prato
- Ofereça pequenos pedaços para conhecer
- Desperte o interesse pelo alimento
- Deixe que a criança escolha alguns ingredientes. É claro que elas gostam de batatas fritas, nuggets, por exemplo. Mas coloque como opção as cenouras em palitos, por exemplo, e deixe sempre claro que o prato precisa ter várias cores.
Sobretudo, veja também: Dieta do limão e seus principais benefícios para a saúde