Existem alguns estudos que comprovam a importância da maquiagem no que se refere à autoestima das mulheres. Para o público feminino, uma make pode fazer a diferença em poucos instantes.
A maquiagem
Ela diz muito da nossa identidade e da nossa personalidade. Algumas mulheres preferem as makes mais clássicas, outras mais coloridas. Os estilos variam, mas o fato é que a maquiagem nos revela a forma que nós queremos nos apresentar ao mundo.
A importância da maquiagem para a autoestima
Ela nos ajuda a construir nossa confiança, mostra as virtudes que temos, ou que queremos ter, seja com poder, sensualidade, segurança, estilo e atitude, sem precisarmos falar nada.
Além da maquiagem assumir responsabilidades na sociedade, como definição de personalidade, empoderamento e confiança, ela tem um outro papel que é a inclusão social. Portanto, a maquiagem vai além da beleza e da estética.
Na adolescência, por exemplo, o papel inclusivo da maquiagem é evidente. Muitas meninas sofrem com a pele oleosa, acnéica, cicatriz, olheiras, manchas… e encontram na maquiagem uma solução pra reduzir os efeitos desses problemas na pele, possibilitando a autoaceitação. Nesse sentido, a make pode simplesmente mudar a forma como os outros nos veem e como nos sentimos.
Definitivamente, a maquiagem ajuda a acentuar os traços do nosso rosto e ressaltar ainda mais a nossa beleza natural. Dessa forma, traz mais vida e cor, influenciando na nossa autoestima.
Autoestima
Por fim, alimentar a sua autoestima é um exercício diário e que só depende de você. Um simples batom e um sorriso nos lábios podem te encher de energia e te ajudar a vencer os obstáculos do dia a dia. Além disso, com sua autoestima em dia e bem nutrida temos a capacidade de atrair coisas boas fazendo com que naturalmente nos sintamos mais bonitas e realizadas. Veja aqui dicas para melhorar a autoestima.
Você gosta de maquiagem? Então, deixe o seu comentário.