A Petrobras revelou nesta quarta-feira (20) dados expressivos sobre importação de combustível. A saber, a estatal aumentou fortemente o volume de gasolina e diesel comprados do exterior no terceiro trimestre deste ano. Aliás, isso impulsiona a Petrobras e faz os seus concorrentes atuais perderem fatias importantes do mercado nos últimos tempos.
De acordo com a estatal, houve a importação de 42 mil barris/dia de gasolina entre julho e setembro deste ano. Esse valor representa um crescimento de 281,8% na comparação com o trimestre anterior. Já em relação ao terceiro trimestre de 2020, a alta é ainda mais expressiva, chegando a 950%.
Da mesma forma, a importação do diesel também teve forte avanço em ambas as bases comparativas. Em resumo, a Petrobras comprou 175 mil barris/dia do combustível no terceiro trimestre de 2021. O valor corresponde a um aumento de 45,8% na comparação trimestral e de 548,1% no comparativo anual.
Vale destacar que a divulgação desses resultados ocorre em meio a muitas acusações. Segundo as concorrentes da estatal no Brasil, a Petrobras vem praticando preços abaixo da paridade internacional. Isso quer dizer que a petroleira está vendendo combustíveis com valores menores que o praticado no exterior.
Veja mais detalhes do relatório da Petrobras no trimestre
Em suma, o volume de vendas de gasolina em setembro pela Petrobras foi o maior desde dezembro de 2017. Isso quer dizer que há quase quatro anos a estatal não vendia tanta gasolina em um único mês.
Por sua vez, a comercialização do diesel se destacou ainda mais. A saber, houve 879 mil barris/dia vendidos em julho, segundo a estatal. Esse é o maior patamar de vendas do combustível desde novembro de 2015, ou seja, em quase seis anos. Ambos os resultados indicam que houve uma forte recuperação das vendas da Petrobras no trimestre.
Por fim, a petroleira afirmou que o crescimento das vendas da gasolina aconteceu devido ao crescimento do seu consumo no país ante o etanol hidratado. A Petrobras também afirmou que houve um aumento da demanda no trimestre e uma redução das importações de terceiros. Tudo isso aumentou a participação do mercado.
Leia Mais: Vendas do Carrefour Brasil totalizam R$ 20,8 bilhões no terceiro trimestre