A partir desta quarta-feira (1º), os idosos com idade entre 60 e 64 anos podem acessar gratuitamente o sistema de ônibus de São Paulo (SP) usando o Bilhete Único.
A saber, o benefício já estava disponível desde dezembro do ano passado, a partir da apresentação do documento de identidade.
Agora, será necessário apenas fazer a recarga mensal nos terminais de ônibus, estações do metrô ou trem e nos próprios coletivos.
Então, com o cartão recarregado, as pessoas dessa faixa etária podem acionar o sistema do Bilhete Único para passar pela catraca imediatamente.
BOLSA DO POVO: Veja quem pode receber novo benefício de R$ 100 mensais
Bilhete Único
Vale destacar que o cartão pode ser solicitado pela página da SPTrans, que também permite a consulta para saber se o Bilhete Único está ativo e, se necessário, solicitar a segunda via.
Quem já possui um Bilhete Único Personalizado (Comum) e tem idade entre 60 e 64 anos, a partir de hoje (1º), poderá recarregar a gratuidade de pessoa idosa. Para tanto, basta aproximar o seu cartão de um equipamento de recarga nas estações, terminais e dentro dos ônibus municipais.
Além disso, a pessoa idosa com idade entre 60 a 64 anos pode procurar o RH da empresa onde trabalha para solicitar o cancelamento da compra dos créditos de Vale-Transporte, uma vez que receberá o benefício da Gratuidade.
Confira ainda: Aposentados e pensionistas: Veja quem recebe benefícios de R$ 1.302 e acima HOJE (1º)
Porta da frente
Na cidade de São Paulo, a gratuidade no transporte público para pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida por um decreto municipal de 14 de dezembro de 2022.
Vale ressaltar que ainda é possível desembarcar pela porta da frente dos ônibus apresentando documento de identidade com foto.
Para os passageiros que circulam pelos sistemas sob responsabilidade do governo estadual, que inclui os trens e metrô, a gratuidade foi regulamentada no último dia 21 de janeiro, por um decreto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O benefício também pode ser habilitado no cartão do Bilhete Único ou no cartão TOP.
Com informações da Agência Brasil e da SPTrans
Veja também: URGENTE! Governo investiga APAGÃO em operações do CADASTRO ÚNICO