A Polícia Civil revelou, nesta segunda-feira (23), que está investigando a morte de um homem, de 34 anos, assassinado a tiros na tarde de domingo (22), em Salvador, na Bahia, durante uma discussão com um idoso, de 98 anos.
Segundo a corporação, pessoas que presenciaram o fato seguraram o idoso no local, após o crime, para que a Polícia Militar (PM) chegasse no lugar do crime.
Depois do fato, o idoso foi encaminhado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Por lá, ele alegou legítima defesa e, por isso, apesar de continuar sendo investigado, foi liberado pela corporação.
Conforme as informações, policiais apreenderam a arma usada no crime, um revólver calibre 32. Caso a tese de legítima defesa não for provada, o idoso poderá ser denunciado por homicídio e tentativa de homicídio.
A ação do idoso
Em um vídeo que circula pelas redes sociais é possível ver a vítima, Welton Lopes Costa, discutindo com o idoso. Na imagem aparece, além do homem, que estava andando de costas para o suspeito, sua mulher.
Em dado momento, as pessoas envolvidas na confusão desaparecem do vídeo e, a partir de então, dá para ouvir o barulho dos disparos feitos pelo idoso, que segundo as informações dos moradores da região, é ex-policial. Além de Welton, sua esposa também foi alvejada, mas sem gravidade – ela foi encaminhada para o hospital, mas já recebeu alta.
Preso por testemunhas
Logo após os disparos, um homem, que se apresenta no vídeo como irmão da vítima, questiona a ação do suspeito. “Por que o senhor fez isso com meu irmão? É um pai de família, trabalhador. Você vai ficar aqui. Você está preso em flagrante”, diz o irmão de Welton.
Ainda conforme o irmão da vítima, a briga teria começado após o idoso se propor a defender a mulher de Welton. Isso porque, segundo ele, o casal teria iniciado uma discussão porque a mulher estava demorando para chegar em casa. De repente, o idoso apareceu e quis saber o que estava acontecendo.
“Ele ficou perguntando: ‘Ele está te machucando? Ele está mexendo com você? Meu irmão falou: ‘Ela é minha esposa, não se meta, não’, e deve ter falado algo que ele não gostou”, relatou.
“Ele xingou meu irmão, puxou a arma e efetuou três tiros”, disse o irmão da vítima, que ainda relatou que um dos tiros do idoso acertou o coração do homem e os outros atingiram o abdômen e perna de Welton.
Leia também: Psicóloga é encontrada morta em sua casa, dentro do porta-malas de um carro