A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015.
A saber, são milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013.
Afinal, quem pode obter o ID Jovem?
Vale ressaltar que o benefício é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes às famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
Como emitir?
O jovem deve acessar o site do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e clicar na opção “Emitir ID Jovem”.
Então, você deve preencher o formulário com o seu Número de Identificação Social (NIS), nome completo, nome da mãe e sua data de nascimento.
Confira também: CAIXA TEM: Aplicativo oferece CARTÃO DE CRÉDITO; veja como solicitar
Como atualizar o Cadastro Único pela internet?
Sempre que qualquer característica da sua família for alterada, como por exemplo, uma mudança de endereço, aumento de renda, nascimento de um novo integrante, isso deve ser comunicado imediatamente no seu registro.
Para tanto, o usuário poderá verificar se os seus dados cadastrais estão atualizados ou não pelo aplicativo do Cadastro Único ou na versão web neste link.
A saber, para a atualização é necessário estar logado no Gov.BR. Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de “Atualização Cadastral por Confirmação”.
Vale explicar que a opção só será apresentada para os usuários com perfil de Responsável Familiar que já possuam o cadastro familiar concluído.
Desse modo, para aqueles que estão com o prazo de 2 anos vencendo, mas que permanecem com os dados iguais, existe este recurso.
Portanto, se após revisar todos os dados da família, o Responsável Familiar confirmar que todos os dados de endereço, integrantes da família e as informações de escolaridade e renda de todos permanecem iguais, então ele conseguirá atualizar Cadastro Único pela internet.
No entanto, se houve alguma mudança, o responsável pela família deve procurar o CRAS e atualizar os dados.
Leia ainda: Veja como consultar se vai receber o pagamento do ABONO SALARIAL PIS/PASEP dia 15