Depois de engatar uma sequência de sete altas consecutivas, o Ibovespa fechou a semana com duas quedas, na quinta e na sexta-feira. Contudo, o retorno de 2022 ultrapassa os 8%, bem diferente da queda de 12% que aconteceu no ano passado. Com a euforia dos investidores, quem investe na renda variável se pergunta se o índice seguirá subindo.
Contudo, para saber se esse movimento deve continuar, é preciso saber as causas deles para que, depois, você consiga tirar suas conclusões. Contudo, vale lembrar que é impossível prever o curto prazo com certeza, mas analistas já opinam sobre o assunto.
O que aconteceu com o índice brasileiro?
O Ibovespa está entre as maiores altas do mundo em 2022. Com mais de 8% de retorno, o índice recuperou parte das perdas do ano passado, e ainda conta com a euforia dos investidores em relação ao cenário mundial. Contudo, a alta do Ibovespa não significa, exatamente, uma boa perspectiva para a economia brasileira.
Isso porque o Boletim Focus ainda vem com dados que não agradam economistas. Contudo, a alta da bolsa de tem muita relação com o mercado internacional. Isso porque o Brasil tem sido a chave de fuga para os investidores internacionais. Com as altas dos juros americanos, há a tendência de que a economia de lá esfrie, o que espanta os investidores. Com as altas taxas de juros por aqui, os investidores se arriscam na nossa renda fixa, e também já colocam dinheiro na bolsa brasileira. Além disso, vale lembrar que, no ano passado, a bolsa ficou extremamente barata para os investidores. Isso porque o P/L do índice, que mede o quão barato ele está, ficou no menor patamar dos últimos anos. Isso significou uma excelente oportunidade de bons retornos. Para adicionar, os maiores fundos de investimentos do Brasil abriram para captação, como o Verde e o Dynamo.
Contudo, analistas acreditam que a euforia pode estar perto do fim, mesmo que isso não represente que o Ibovespa vá operar em queda nesse ano.
O Ibovespa continuará subindo?
É impossível afirmar, com certeza, se o índice continuará subindo. Contudo, após uma queda de 12% em um ano, uma alta de 8% em menos de dois meses é um movimento muito brusco. Por isso, especialistas afirmam que há espaço para que a bolsa recue um pouco.
Porém, as expectativas são de que o Ibovespa deve fechar o ano em alta. Isso porque os juros subirão até a metade do ano, apenas. Após isso, o mercado prevê uma Selic em queda, com inflação controlada. Nesse cenário, há uma tendência maior de os investidores buscarem ativos de risco, como ações. Ainda, o ano eleitoral parece estar mexendo menos com os ânimos dos investidores. Alguns, inclusive, já afirmam que o Brasil tem um candidato vencedor, mesmo antes das eleições.
Porém, vale lembrar que investir na bolsa de valores é para investidores mais agressivos, que querem ter retornos maiores. Para isso, é necessário estar disposto a perder dinheiro no curto prazo. Ainda, os investimentos, como o Ibovespa, são para o longo prazo e devem ser tratados com um horizonte de 5 anos ou mais.