Os investidores estavam aproveitando esta semana para pechinchar na Bolsa Brasileira. Como o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa, vinha acumulando fortes perdas nos últimos tempos, os operadores aproveitaram essa brecha para comprar ações mais baratas.
No entanto, esse cenário não se repetiu nesta sexta-feira (12). Pelo contrário, o Ibovespa recuou 1,17% e encerrou o pregão aos 106.335 pontos. Dessa forma, reduziu os ganhos semanais para 1,44%. Em contrapartida, o índice ainda acumula forte desvalorização de 10,66% em 2021.
Em resumo, o que mais pesou na sessão de hoje foi a divulgação do levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa revelou que o setor de serviços caiu 0,6% em setembro após cinco meses de crescimento. Inclusive, na véspera, o IBGE também revelou que as vendas do comércio varejista nacional recuaram pelo segundo mês seguido em setembro.
Vale dizer que o mercado já esperava dados fracos, mas as quedas vieram ainda mais fortes que as estimativas. Além disso, a inflação segue nas alturas, e o Banco Central (BC) continua elevando os juros do Brasil, para tentar conter a inflação.
Ainda há a PEC dos Precatórios, que foi apovada na Câmara dos Deputados e agora está em apreciação no Senado Federal. Aliás, a proposta adia o pagamento dos precatórios (dívidas da União já reconhecidas pela Justiça) e altera o teto de gastos (regra que limita as despesas do governo à inflação de 12 meses).
Em suma, o cenário doméstico está um completo caos. A expectativa de crescimento econômico cada vez menor se confirma a cada dado divulgado. A inflação e os juros elevados reduzem o poder de compra do consumidor. E quanto menos certezas internas, mais fugas dos investidores do Ibovespa.
Apenas 27 das 92 ações do Ibovespa sobem nesta sexta
A saber, o Ibovespa caiu no pregão de hoje devido ao tombo de 63 das 92 ações que compõem a carteira teórica do índice. Apesar da maioria dos recuos, o indicador encerrou a semana no azul, assim como 62 ações. Ao todo, entre compras e vendas, a média diária do giro financeiro na semana ficou em R$ 22 bilhões, abaixo da média diária de 2021, de R$ 24 bilhões.
Entre os avanços desta sexta, os mais expressivos vieram de: Americanas ON (5,83%), Lojas Americanas PN (5,61%), Carrefour BR ON (3,15%) e BR Malls Part ON (3,14%). Por outro lado, as quedas mais intensas ficaram com: Magazine Luiza ON (-18,32%), cujo lucro despencou quase 90% no terceiro trimestre, Grupo Natura ON (-17,54%), Méliuz ON (-9,37%), CVC Brasil ON (-9,34%) e Locaweb ON (-8,61%).
Leia Mais: Preço do petróleo cai pela terceira semana consecutiva