O Ibovespa encerrou 2021 com uma desvalorização de 11,93%. Muitos torciam para que o índice apresentasse um desempenho mais forte em 2022, mas as notícias fizeram o indicador afundar nos últimos três pregões. No entanto, o índice conseguiu sair do campo das perdas e encerrou a sessão desta quinta-feira (6) em alta.
Em resumo, o Ibovespa avançou 0,46%, a 101.561 pontos, mas esse resultado não alterou muita coisa. Na semana, o principal índice acionário da Bolsa Brasileira segue com perdas acumuladas de 3,11%. Já em 12 meses, o indicador tem desvalorização de 14,73%. E esse cenário é apenas reflexo dos problemas enfrentados atualmente.
A pandemia da Covid-19 não mostra sinais de enfraquecimento. A saber, a variante Ômicron, sequenciada pela primeira vez há pouco mais de um mês, possui uma transmissibilidade nunca antes vista. O número de casos continua explodindo em diversos países, preocupando boa parte dos investidores.
No cenário doméstico, a saúde fiscal do Brasil também marca presença no radar dos operadores. Os desdobramentos da PEC dos Precatórios e toda bola de neve que a proposta irá gerar sempre é algo que pesa nas sessões. Isso sem falar nas eleições presidenciais do país, que ocorrerão neste ano. Há muito o que acontecer no Brasil em 2022, e os investidores estão de olho.
Contudo, o mercado preferiu deixas essas preocupações de lado nesta quinta. Em vez disso, os operadores direcionaram suas atenções para os Estados Unidos. O país divulgará nesta sexta-feira (7) os dados mais recentes do mercado de trabalho. Em suma, as informações mostrarão como está a recuperação da maior economia do mundo, e isso mexe com todas as bolsas globais.
42 das 93 ações do Ibovespa sobem nesta quinta
Embora a maioria das ações tenha encerrado o dia no vermelho (50 dos 93 papéis), os 42 ganhos registrados impulsionaram o Ibovespa no dia. Ao todo, entre compras e vendas, as ações movimentaram R$ 20 bilhões nesta quinta, valor inferior à média diária de 2021, de R$ 24 bilhões.
No pregão, os avanços mais expressivos vieram de: BRF ON (+7,05%), Lojas Renner ON (+5,12%), Hapvida ON (+3,74%), Notre Dame Intermédica Participações (+3,68%), Fleury ON (+3,34%), Azul PN (+3,09%), Totvs ON (+3,09%) e Grupo Soma ON (+3,07%).
Por outro lado, as quedas mais intensas do dia foram de: Positivo Inf ON (-5,31%), Via ON (-4,60%), P. Açúcar – CBD ON (-3,77%), Assaí ON (-3,34%) e Rumo ON (-3,07%).
Leia Mais: Indústria brasileira tem retração de 4,4% em novembro na comparação anual