O Ibovespa encerrou janeiro com ganhos acumulados de 6,98%, melhor desempenho mensal desde dezembro de 2020. Esse é o segundo mês consecutivo de valorização do índice, após cinco meses de queda. Aliás, os vários tombos mensais registrados no ano passado fizeram o indicador afundar 11,93% no acumulado de 2021.
Seja como for, a situação é completamente diferente em 2022. O Ibovespa até iniciou o ano em queda, mas conseguiu se recuperar no decorrer do mês e reverteu a situação. No pregão desta segunda-feira (31), o índice subiu 0,21%, a 112.143 pontos.
Em suma, janeiro começou com muitas preocupações em relação à variante Ômicron. A cepa fez os números de casos explodirem no Brasil. Inclusive, os registros vêm batendo recorde há há 14 dias seguidos. As mortes provocadas pela variante também estão subindo, mas em nível bem menor e longe dos níveis máximos vistos no ano passado.
Após as primeiras preocupações com a Ômicron, o mercado mudou seu foco para as questões econômicas do planeta. A pandemia acabou ficando em segundo plano para os investidores, que temiam a alta de juros nos Estados Unidos. E o Federal Reserve (Fed), banco central americano, confirmou o que muitos já sabiam.
Em resumo, o Fed manteve a taxa de juros estável entre 0% e 0,25% no país. Contudo, o banco sinalizou que os juros subirão no país em março devido à inflação elevada, que alcançou o maior patamar em quase 40 anos. E os analistas afirmavam que isso aconteceria.
Já no cenário doméstico, os investidores não se animam com a inflação elevada e os juros nas alturas. Além disso, as expectativas para o crescimento do PIB brasileiro em 2022 são bastante tímidas, próximas à estagnação. No entanto, nada disso impediu os ganhos do Ibovespa em janeiro.
66 das 92 ações do Ibovespa sobem em janeiro
O resultado positivo do Ibovespa foi possível graças ao forte desempenho da maioria das ações que o compõem. A saber, 66 dos 92 papéis do índice encerraram janeiro com ganhos. Ao todo, entre compras e vendas, as ações movimentaram R$ 23 bilhões diariamente, em média, patamar inferior ao giro financeiro diário de 2021, de R$ 24 bilhões.
No último pregão do mês, as ações do Ibovespa que mais subiram foram: Azul PN (+7,99%), Banco Pan PN (+7,58%), Gol PN (+7,52%), CVC Brasil ON (+5,93%), Locaweb ON (+5,66%), Grupo Natura ON (+5,58%) e Inter Banco Unit (+5,10%).
Por outro lado, os recuos mais intensos do dia vieram de: Vale ON (-3,33%), JBS ON (-2,69%), CSN Mineração ON (-2,38%) e BRF ON (-2,28%). A propósito, a mineradora Vale responde por cerca de 11% de toda a carteira teórica do Ibovespa. Por isso que, apesar dos muitos avanços no dia, o tombo da Vale reduziu bastante os ganhos do índice na sessão.
Leia Mais: Bitcoin tem pior resultado em janeiro dos últimos 4 anos