Os investidores seguem retirando recursos da Bolsa Brasileira. A saber, o Ibovespa encerrou o pregão desta sexta-feira (22) em queda de 1,34%, aos 106.296 pontos. Esse é o menor patamar para o principal índice da Bolsa Brasileira desde 20 de novembro de 2020 (106.042 pontos).
Com o acréscimo desse resultado, o Ibovespa afundou expressivos 7,28% nesta semana. O índice não caia tanto em apenas uma semana desde março de 2020, auge da pandemia da Covid-19. No ano, as perdas chegam a 10,69%.
Vale destacar que a incerteza teve papel fundamental em ambos os momentos. No ano passado, ninguém sabia ao certo os impactos que a pandemia causaria no planeta, nem o quanto duraria. Agora, em 2021, o mercado também não sabe como o Brasil conseguirá honrar suas dívidas futuras, ainda mais com o governo aumentando cada vez mais os gastos públicos.
Em resumo, a semana ficou marcada pelo Auxílio Brasil, novo programa assistencial que substituirá o Bolsa Família. O benefício entrará em vigor no país a partir de novembro e terá o valor de R$ 400 até dezembro de 2022. A propósito, o objetivo da medida é angariar mais votos para o presidente Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.
De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o governo ainda estuda maneiras de financiar o programa. Ele afirmou que a equipe econômica tenta viabilizar meios de alterar o teto de gastos públicos, tido como âncora fiscal do país. Inclusive, uma das opções consiste em criar uma “licença para gastar” com o programa assistencial.
Neste cenário, não havia investidor que se sentisse seguro em deixar seu dinheiro no país. Por isso que houve uma forte debandada de recursos do Ibovespa na semana. Agora é esperar para saber se a saída em massa continuará acontecendo na próxima semana.
71 das 92 ações do Ibovespa caem nesta sexta
Em suma, apenas 19 ações conseguiram encerrar o dia no azul. Por outro lado, 71 papéis do Ibovespa caíram no dia, enquanto dois mantiveram estabilidade. Aliás, o avanço de 1,23% das ações da mineradora Vale, que respondem por 13% de toda a carteira do Ibovespa, impediu uma queda ainda mais intensa do índice no dia.
Entre os poucos avanços, os mais expressivos vieram de: Klabin unt (7,56%), Suzano Papel ON (7,32%), Qualicorp ON (2,81%), Metalúrgica Gerdau PN (2,08%) e Bradespar PN (1,70%). Em contrapartida, os maiores tombos do dia foram de: Getnet BR unit (-15,52%), Locaweb ON (-8,89%), Inter Banco unit (-6,65%), Ecorodovias On (-6,54%), Banco Inter PN (-6,53%) e BR Malls Part ON (-6,02%).
Por fim, os únicos papéis que se mantiveram estáveis no pregão foram os da Hapvida ON e SulAmerica unt.