O Ibovespa subiu levemente no pregão desta sexta-feira (12). A saber, a última sessão da semana registrou ganhos tímidos de 0,11%, com o índice chegando aos 119.429 pontos. Esse resultado foi alcançado num dia de bastante instabilidade, marcado por momentos de ganhos e de perdas. Aliás, ninguém poderia cravar o resultado final do dia, dado o sobe e desce do índice.
Em resumo, isso aconteceu porque os investidores preferiram manter a cautela nesta sexta. Esta foi a última sessão antes do feriado de Carnaval. Apesar da festa popular mais tradicional ter sido cancelada por causa da pandemia da Covid-19, a bolsa brasileira não irá operar até as 13h da quarta-feira de cinzas (17). E, antes de um período de descanso, é normal que não ocorra muitos acontecimentos.
No cenário doméstico, a questão do retorno do auxílio emergencial avançou um pouco. Pelo menos, agora, não há mais dúvidas sobre novas rodadas do benefício, mas sim qual o impacto que causarão nos cofres públicos. E, claro, qual mágica precisará ser feita para que as despesas caibam dentro do teto de gastos, sem pedaladas fiscais ou excepcionalidades. Além disso, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC), tido como uma “prévia” do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, apontou um tombo de 4,05% da economia do país em 2020.
Veja os principais ganhos e perdas do dia no Ibovespa
Vale ressaltar que a aprovação do projeto de autonomia formal do Banco Central permitiu certo respiro para o Ibovespa. A saber, a Câmara dos Deputados decidiu favoravelmente ao projeto na última quarta (10), e isso animou o mercado em geral. Agora, a pauta seguiu para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Assim, diante dessas notícias, 41 ações do Ibovespa caíram no dia, enquanto outras 40 registraram ganhos. Ao todo, entre compras e vendas, movimentaram R$ 18 bilhões, o que representa uma queda de 27% em relação à média diária de 2021.
Em suma, do lado dos ganhos, as maiores altas percentuais vieram de: CVC ON (5,57%), Braskem PNA (3,03%), PetroRio ON (2,92%), Totvs ON (2,33%) e Rumo ON (1,87%). A propósito, os papéis da CVC dispararam no dia, impulsionados pelas notícias de que o Ministério da Saúde irá adquirir novas doses de imunizantes para acelerar a vacinação no país.
Por fim, do lado das quedas, as mais intensas ficaram com: Cielo ON (-6,63%), Hapvida ON (-2,38%), BTG Pactual units (-2,33%), Copel PN (-1,91%) e BR Distribuidora ON (-1,77%). A Cielo sofreu a maior perda do dia, puxada por notícias negativas no campo corporativo, redução de participação do fundo 3G Radar na empresa e cenário de negócios desfavorável no mundo. Ao mesmo tempo, o Banco do Brasil não deve se desfazer da sua participação na companhia, o que aumenta o receio dos investidores.
LEIA MAIS
Preços da gasolina, do diesel e do etanol estão mais caros esta semana