O índice de ações brasileiras, o Ibovespa, operou em leve alta nessa segunda-feira, 31. Com o resultado, o retorno do primeiro mês do ano foi positivo, com alta de quase 8%. Com isso, a bolsa brasileira desponta como um dos melhores retornos do ano até agora, bem a frente de seus pares internacionais, em especial os americanos. Apesar disso, o resultado de hoje foi fraco, com alta de 0,45%.
Isso porque os investidores estão à espera de uma nova taxa Selic na quarta-feira, após o fechamento do mercado. Há uma expectativa de que o COPOM aumente os juros para 10,25% ou 10,75%. Além disso, o mercado é unânime em afirmar que não será a última alta do ano.
Ibovespa em espera, mas dando resultado
O Ibovespa ficou de lado, mas nada impediu que o índice subisse nessa segunda-feira, 31. Com um resultado relativamente fraco, 0,45%, o Ibovespa fechou janeiro com 7,96% de alta. Com esse resultado, a bolsa brasileira retomou a maior parte das perdas do ano passado, quando fechou com 12% de baixa.
Contudo, houve alguns destaques negativos no dia. É o caso da Vale, que despencou 3,06%. Além disso, as ações da BRFoods caíram 2,67%, sendo a segunda maior baixa do dia. Em terceiro lugar, JBS caiu 2,27%. Por outro lado, ações da aviação deram um show hoje. Mesmo que Banco Pan tenha liderado as altas, com uma subida de 8,17% hoje, as ações da Gol subiram 8,11%, seguida por Azul, que operou em alta de 7,65%. Com o resultado Azul e Gol têm retornos de 18,80% e 8,84% no primeiro mês do ano.
Apesar disso, o cenário econômico segue indefinido. Isso porque a variante Ômicron continua se alastrando pelo país, que registrou mais de 1 milhão de novos casos de covid na semana passada. É a primeira vez que isso acontece, desde o início da pandemia. Isso pode pressionar, a qualquer momento, para a adoção de medidas restritivas, que podem atrapalhar uma retomada econômica.
Dos Estados Unidos vêm notícias boas também
Acostumados com quedas durante todo o mês, investidores viram as bolsas americanas darem uma folga nos pregões de hoje, 31. Isso porque na maior economia do mundo, investidores parecem ter percebido que corrigiram demais seus índices e, agora, voltam às compras. Além disso, o lançamento dos resultados das grandes empresas começa a animar o mercado. As altas foram maiores que a do Ibovespa.
Por hoje, o índice Nasdaq operou em forte alta de 2,71%, com a maior subida do dia. Seguindo o índice das techs, o índice das 500 maiores empresas da economia americana, o S&P 500, subiu 1,42%. Em terceiro lugar, o Dow Jones, que representa a “velha economia”, subiu apenas 0,80%.
No câmbio, o dólar operou em uma baixa fortíssima, caindo 1,56%. A cotação da moeda americana fechou em R$5,30. Essa é a menor cotação desde setembro do ano passado, além de representar o menor valor da moeda americana no ano. Ainda, as criptomoedas seguem em direções opostas. Hoje, assim como no final de semana, o bitcoin ficou de lado, subindo 0,50%, ao mesmo tempo em que o Ethereum subiu 2%