O principal índice de ações do Brasil, o Ibovespa, fechou o primeiro trimestre do ano em alta de 16,98%. Esse é um dos melhores desempenhos do índice nos últimos anos e analistas acreditam que esse movimento pode continuar. E isso acontecerá por diversos fatores que envolvem as empresas, mas também a economia brasileira.
Diante disso, muitos investidores que querem começar na bolsa de valores não sabem como acompanhar os ganhos do Ibovespa. Por isso, nesse texto vamos falar sobre como replicar o retorno do índice começando com menos de R$20. Além disso, vamos falar sobre as perspectivas dos analistas para a bolsa brasileira.
Subiu, convenceu e liderou
O Ibovespa foi o índice mundial que mais subiu desde o início do ano e isso se reflete em diversos pontos. Algumas ações dispararam no início desse ano, ao mesmo tempo em que o dólar opera em forte baixa no ano. Ainda, analistas afirmam que a alta deve continuar, o que convence investidores estrangeiros a virem para a bolsa brasileira.
Isso porque a bolsa ainda está muito barata, mesmo com a atual subida. O índice para medir isso, o preço sobre lucro (P/L) é o que mais indica que a alta deve continuar. Isso porque, quando o indicador está baixo, é sinal de que há um potencial de muitos ganhos. Atualmente, o P/L do índice é de 6,05 vezes, o menor desde 2009. Na época em que estava nos mesmos patamares, o índice apresentou um retorno de mais de 100% em apenas um ano. Isso quer dizer que, nos atuais patamares, nada impede que o retorno dobre o seu dinheiro para 2023.
Contudo, analistas explicam que é impossível prever, com exatidão, os movimentos do Ibovespa. Por isso, é importante lembrar que esse tipo de investimento é arriscado e que, em vez de ganhar, você pode perder dinheiro no curto prazo. Por isso, a bolsa de valores é ideal para investir valores que você usará daqui a três anos ou mais.
O futuro é promissor para o Ibovespa
Analistas afirmam que o futuro da bolsa brasileira é bastante promissor. Isso porque, além do atual baixo índice de preço sobre lucro, existem perspectivas na economia nacional que agradam o mercado, o que sugere que o movimento de alta deve continuar. E isso acontece mesmo em um ano eleitoral.
Isso porque o desconto na bolsa é muito grande. Somado a isso, temos uma taxa de juros atrativa para os investidores estrangeiros que, ao investir na dívida pública, também passam a comprar algumas ações por aqui. Ainda, a instabilidade da inflação parece estar com os dias contados a partir da metade do ano. Por isso, economistas veem a bolsa brasileira como atrativa.
Para investir nela, você não precisa conhecer a fundo os detalhes do mercado financeiro. Atualmente existem ETF, que são produtos que reproduzem, com exatidão, os retornos do Ibovespa. Por isso, se você quer investir, você pode ir na sua corretora e comprar o ativo BOVX11. Esse papel tem valor menor que R$20,00 e é ideal para quem ainda não investe na bolsa. Apesar da facilidade, você deve começar com pouco dinheiro.