O Ibovespa subiu nesta quarta-feira (20), mas não dá pra dizer que foi um resultado expressivo. A leve alta de 0,10%, aos 110.786 pontos, serviu apenas para estancar a sangria da véspera (-3,28%). No entanto, as preocupações do mercado seguem latentes e os investidores estão mais cautelosos que nunca.
Nesta quarta, os operadores continuaram atentos às discussões envolvendo o Auxílio Brasil. Em resumo, o benefício substituirá o Bolsa Família e entrará em vigor no país a partir de novembro.
A ideia do governo é retirar a marca do Bolsa Família de circulação, recorrentemente associada ao PT. Assim, o governo objetiva angariar mais votos para o presidente Jair Bolsonaro para as eleições presidenciais de 2022.
No entanto, o novo valor do benefício, que pode chegar a R$ 400, preocupa os investidores. Em suma, há um problema estrutural nas contas públicas do Brasil, cuja saúde fiscal vem debilitada há tempos. Assim, o aumento do valor médio do programa assistencial pode fazer o país extrapolar o teto de gastos públicos, tido como a âncora fiscal do Brasil.
Além disso, o ministro da Cidadania, João Roma, revelou nesta quarta que o Auxílio Brasil contará com um reajuste permanente de 20% em relação ao Bolsa Família. Contudo, também haverá um “benefício transitório” para que as famílias recebam R$ 400 mensais até o final de 2022, segundo ele.
O mercado ainda não sabe de onde o governo retirará dinheiro para financiar o programa. Inclusive, nem o próprio João Roma detalhou à imprensa com isso ocorrerá. A propósito, o ministro também não respondeu questionamentos dos jornalistas.
50 das 91 ações do Ibovespa caem no dia
Diante deste cenário de incertezas, a maioria das ações que compõem a carteira do Ibovespa caíram no dia. A saber, 50 papéis terminaram o pregão no vermelho, enquanto 41 tiveram ganhos. Embora a maioria das ações tenha caído, o índice conseguiu fechar o dia no azul.
Entre os avanços, os mais expressivos vieram de: Inter Banco unit (6,95%), Locaweb ON (5,19%), Banco Inter PN (5,17%), B3 ON (4,71%), Bradesco ON (3,30%) e Santander Br unit (3,26%). Por outro lado, o tombo mais intenso foi o de Getnet BR unit (-8,24%), que estreou na Bolsa Brasileira na última segunda-feira (18) e havia liderado os ganhos nos dois primeiros pregões da semana.
Por fim, outros recuos expressivos do dia vieram de: Petz ON (-4,51%), Minerva ON (-4,06%), Usiminas PNA (-3,98%), Via ON (-3,97%), Locamerica ON (-3,88%) e Méliuz ON (-3,84%).
Leia Mais: Importação de gasolina pela Petrobras cresce 950% em um ano