O Ibovespa iniciou o pregão desta quarta-feira (14) com alta firme. Declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, animou os mercados. Mas falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, puxaram o índice para baixo e impediram um avanço expressivo no dia.
A saber, o Ibovespa fechou com leve alta de 0,19%, aos 128.407 pontos. Aliás, o índice ficou perto dos 129 mil pontos, mas não conseguiu manter a curva ascendente. No entanto, emendou o terceiro avanço seguido e agora acumula na semana ganhos de 2,38%.
Em resumo, Powell afirmou nesta quarta que o Fed segue focado na recuperação do mercado de trabalho dos EUA. Por isso, o banco continuará oferecendo “apoio poderoso” à economia norte-americana “até que a recuperação esteja completa”, segundo Powell. E essas declarações animaram os investidores.
A propósito, eles temem uma mudança antecipada da política monetária praticada no país, que consiste em injeções de recursos na economia e baixíssimas taxas de juros. Boa parte desse dinheiro é utilizada para compra de ações, com os investidores aumentando seus lucros e pagando bem pouco, uma vez que os juros estão muito baixos.
Contudo, apesar de Powell atenuar os temores externos, o cenário doméstico agiu de forma contrária. Em suma, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta que as vendedoras de aço não elevarão os preços até o final do ano. Isso é bom para quem compra aço, mas não para os acionistas, que ganham mais quando os preços estão mais caros. Tais declarações derrubaram o índice, que fechou o dia com leve avanço.
55 das 84 ações do Ibovespa sobem nesta quarta
Embora a maioria das ações que compõem o Ibovespa tenham encerrado o pregão no azul, os tombos acabaram exercendo maior impacto. O resultado foi uma subida bastante tímida, apesar da alta em mais de 65% do índice. Ao todo, entre compras e vendas, movimentaram R$ 24,4 bilhões. Aliás, deste total, 10% foi movimentado apenas pelas quatro ações de vendedoras de aço do Ibovespa, todas em queda.
Por falar nisso, os tombos mais expressivos atingiram as siderúrgicas, refletindo o mau humor entre os investidores. As falas de Guedes anunciaram o acordo informal e deverá fazer as empresas registrarem queda de 10% na tarifa de importação. O top cinco foi o seguinte: Embraer ON (-3,14%), Usiminas PNA (-3,12%), CSN ON (-2,92%), Hypera ON (-2,77%) e Natura ON (-2,63%).
Por fim, entre os avanços, os maiores vieram de: Banco Inter unit (6,08%), Braskem PNA (4,62%), Localiza ON (3,66%), Cia Hering ON (3,53%) e JHSF ON (3,33%). Todos estes ganhos aconteceram, principalmente, devido à divulgação de prévias positivas dos balanços trimestrais das empresas. Entretanto, não impactaram o Ibovespa tão fortemente quanto as quedas do setor siderúrgico.
Leia Mais: Dólar despenca nesta quarta (14) e fecha dia cotado a R$ 5,08