O Ibovespa encerrou o último pregão do ano no azul. A saber, o principal índice acionário da Bolsa Brasileira avançou 0,69% nesta quinta (30), a 104.822 pontos. Com o acréscimo desse resultado, o indicador fechou dezembro com ganhos de 2,85%. No entanto, o resultado anual foi bastante negativo (-11,93%).
No pregão, os investidores seguiram de olho no avanço da variante Ômicron no planeta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco provocado pela Ômicron segue “muito elevado”. A velocidade de disseminação da cepa é bem superior a das outras variantes, mas estudos afirmam que sua letalidade é menor.
Vale destacar que a França bateu recorde de casos de Covid-19 em um único dia, com quase 180 mil novos casos. Além disso, diversos países voltaram a adotar medidas restritivas para conter a disseminação do coronavírus.
No entanto, os investidores preferiram focar em notícias positivas nesta quinta, talvez por ser o último pregão do ano. Em resumo, a queda no número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA na semana do Natal surpreendeu as projeções e animou o mercado.
Já no cenário doméstico, o humor dos operadores ficou mais positivo com o superávit registrado em novembro pelas contas públicas. A expectativa do Tesouro Nacional é que as contas encerrem 2013 com um resultado positivo. Caso isso aconteça, será a primeira vez desde 2013 que o resultado anual ficará positivo.
72 das 92 ações do Ibovespa sobem nesta quinta
Diante destas notícias, 72 das 92 ações que compõem a carteira do Ibovespa subiram nesta quinta. Como esperado, o volume movimentado na sessão ficou bem abaixo dos R$ 24 bilhões de média diária em 2021. A expectativa é que a liquidez volte a crescer na próxima semana, visto que muitos operadores deixam de realizar transações nesta época do ano devido às festividades.
Nesta quinta, diversos avanços se mostraram bastante expressivos. Destes, os mais intensos vieram de: Méliuz ON (+7,64%), Sul America unt (+6,84%), Magazine Luiza ON (+6,80%), Cielo ON (+5,76%), Qualicorp ON (+5,49%), Getnet Br unit (+5,48%) e Locaweb ON (+5,20%).
Por outro lado, apenas os papéis da Marfrig tiveram um tombo firme no pregão (-3,71%). Outras três ações também caíram mais de 1,00% na sessão: Itaú Unibanco PN (-1,64%), Santander BR unit (-1,35%) e Itaúsa PN (-1,11%). Os outros recuos não se mostraram muitos expressivos.
Leia Mais: Dólar despenca mais de 2% no último pregão do ano