O Ibovespa avançou 0,63% nesta segunda-feira (20) e fechou o pregão aos 105.554 pontos. A saber, o principal índice acionário da Bolsa Brasileira seguiu o exterior e conseguiu acumular ganhos em dia de poucas notícias impactantes. Embora tenha subido, o indicador segue acumulando perdas expressivas de 11,31% em 2021.
Em resumo, os investidores continuaram atentos ao avanço da variante Ômicron. A propósito, diversos países estão aumentando suas restrições para conter a disseminação da variante, principalmente os europeus.
Por exemplo, a Grécia anunciou nesta segunda que pelo menos 50% dos setores públicos devem retornar ao trabalho remoto entre 3 e 16 de janeiro. Além disso, restaurantes, bares, cafés e casas noturnas deverão fechar à meia-noite. Estas são apenas algumas das medidas mais rígidas adotadas pelo país para os próximos dias.
Por sua vez, a França tornará o trabalho em casa em algo compulsório. Em resumo, o trabalho deverá acontecer pelo menos três dias por semana em casa a partir do dia 3 de janeiro. O país registrou mais de 100 mil novos casos diários de Covid-19 no final da semana.
Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden alertou sobre o aumento das hospitalizações por causa da Covid-19. Contudo, o presidente pediu calma à população e disse que o país está preparado para essa nova onda de casos do coronavírus.
Vale destacar que houve a publicação nos EUA sobre alguns estudos que indicam que a Ômicron é menos letal que as outras variantes. Apesar disso, o mercado não se mostra realmente confiante devido ao aumento expressivo dos casos em diversas regiões do planeta. Nesse cenário, os ativos de risco conseguiram subir, assim como o Ibovespa.
65 das 92 ações do Ibovespa sobem nesta segunda
Em suma, 65 das 92 ações que compõem a carteira do Ibovespa subiram nesta segunda. No entanto, o volume movimentado ficou bem abaixo dos R$ 24 bilhões de média diária em 2021. Em dezembro, 55 papéis estão acumulando ganhos, enquanto 36 seguem no vermelho e um está estável.
Entre os avanços do dia, os mais expressivos vieram de: Magazine Luiza ON (+9,35%), Via ON (+8,00%), Qualicorp ON (+4,91%), PetroRio ON (+4,87%) e Rede D’Or ON (+4,83%). A saber, as varejistas conseguiram fortes desempenhos devido ao anúncio da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que afirmou que as vendas de Natal cresceram 10% em relação a 2020.
Por outro lado, entre os recuos, os mais intensos vieram de: Banco Pan PN (-3,23%), Assaí ON (-3,19%), Azul PN (-2,99%), Gol PN (-2,12%) e Marfrig ON (-2,02%).
Leia Mais: Dólar inicia semana em queda, mas preocupações continuam