O Ibovespa subiu 0,81% no pregão desta quinta-feira (10), a 113.368 pontos. Esse é o maior nível do principal índice acionário da Bolsa Brasileira em 2022. Aliás, o indicador acumula ganhos expressivos na parcial deste ano (8,15%). No entanto, essa valorização pode ter hora para acabar.
Nesta quinta, o Departamento de Comércio dos EUA revelou que a inflação na maior economia do planeta variou 0,6% em janeiro deste ano. A taxa superou as estimativas de analistas, que projetavam uma alta de 0,4% no mês. Com isso, a inflação norte-americana subiu de 7% para 7,5% no acumulado dos últimos 12 meses e também veio acima do esperado pelo mercado (7,3%).
Esse cenário fez os analistas elevarem suas expectativas em relação aos juros nos Estados Unidos. Em suma, a inflação acima do esperado tende a pressionar ainda mais o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, para elevar os juros no país. E isso atrai mais investidores para o país, em detrimento de outros países, em especial os emergentes, como o Brasil.
O Fed já anunciou que os estímulos na economia norte-americana chegarão ao fim no mês que vem. Isso quer dizer que a chuva de dólares, promovida pelo BC desde o início da pandemia para aquecer a economia dos EUA, acabará. Em março, também há expectativas para a primeira alta dos juros no país devido à inflação nas alturas.
Todo esse cenário até poderia fazer o Ibovespa cair, mas vem acontecendo justamente o contrário nos últimos pregões. Em resumo, os investidores estão aproveitando os últimos momentos da chuva de dólares para buscar ativos de risco com preços mais atraentes. No entanto, a expectativa é que isso acabe nos próximos meses. Resta saber se o Ibovespa conseguirá manter os ganhos acumulados até hoje.
49 das 92 ações do Ibovespa sobem nesta quinta
Na sessão de hoje, 49 das 92 ações do Ibovespa fecharam em alta. O avanço do índice conseguiu ficar mais expressivo que o dos últimos pregões graças aos pesos pesados do indicador. A saber, as ações da Vale subiram 2,69%, enquanto os papéis da Petrobras avançaram 1,6%.
Entre os bancões, o destaque positivo ficou com o Itaú Unibanco Holding, cujas ações tiveram alta de 1,91% na sessão. Em síntese, estes três segmentos concentram 43% da carteira do Ibovespa, ou seja, suas variações impactam mais fortemente o índice do que outros papéis.
Ao todo, entre compras e vendas, os papéis do Ibovespa movimentaram R$ 26 bilhões na sessão desta quinta. O valor superou a média diária de 2022, de R$ 22,5 bilhões.
Por fim, os maiores avanços do dia vieram de: Via ON (+7,43%), Magazine Luiza ON (+5,15%), 3R Petroleum ON (+3,07%) e Cielo ON (+3,03%). Em contrapartida, os recuos mais intensos foram de: Inter Banco Unit (-4,13%), Méliuz ON (-4,05%), Locaweb ON (-3,93%), Suzano Papel ON (-3,70%) e Petz ON (-3,12%).
Leia Mais: Suzano tem resultado operacional recorde no 4º trimestre