Fevereiro está trazendo ótimos resultados para o principal índice acionário da bolsa brasileira. Nos três primeiros pregões do mês, o Ibovespa acumula três altas seguidas e acumula ganhos de 4,05% no período. Esse crescimento foi suficiente para reverter a queda de 3,37% de janeiro e, agora, o acumulado em 2021 é de 0,59% de ganhos. Aliás, com o avanço de 1,26% nesta quarta (3), o índice chegou aos 119.724, maior valor em duas semanas.
O resultado semanal vem recebendo grande impulso de notícias de Brasília. Em resumo, a vitória do deputado Arthur Lira (PP) e do senador Rodrigo Pacheco (DEM), ambos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro, continua repercutindo entre os investidores. A maioria acredita que haverá menos ruídos entre os poderes Executivo e Legislativo. Eles também esperam que os presidentes das respectivas casas do Congresso Nacional aprovem cortes de gastos relacionados a transferências de renda.
Assim, vale ressaltar que o presidente Bolsonaro entregou uma lista de 35 prioridades aos novos presidentes da Câmara de Deputados e do Senado Federal. Destas, a mais urgente é a PEC Emergencial, que objetiva cortar gastos no curto prazo. Além disso, venda de estatais continuam no foco, por exemplo a da Eletrobras, bem como os mercados continuam de olho nas reformas tributária e administrativa.
Veja as principais variações do dia no Ibovespa
Diante desse cenário, as preocupações relacionadas à pandemia da Covid-19 e à lentidão na vacinação estão deixadas um pouco de lado durante a semana. Dessa forma, o dia fechou com 61 das 81 ações do Ibovespa no azul. Ao todo, entre compras e vendas, movimentaram R$ 23,7 bilhões, ficando 8% abaixo da média diária em 2021, que chega a R$ 25,7 bilhões.
A saber, do lado das altas, as maiores variações vieram de: BTG Pactual units (7,73%), Braskem PNA (6,22%), Multiplan ON (5,63%), Rumo ON (4,48%) e Weg ON (4,32%). Nesse caso, os papéis de shoppings se destacaram entre as elevações, após o governo de São Paulo flexibilizar a quarentena. Já a maior variação, vinda do BTG Pactual, aconteceu após a Goldman Sachs elevar o preço-alvo das ações da companhia.
Por fim, figurando entre as maiores quedas percentuais do dia, ficaram: Totvs ON (-2,31%), CVC ON (-2,25%), BR Distribuidora ON (-1,50%), Gol PN (-1,46%) e Via Varejo ON (-1,31%).
LEIA MAIS
Produção e exportação da Petrobras recua no último trimestre do ano
Venda de veículos no Brasil despenca quase 30% em janeiro, diz Fenabrave