O Ibovespa começou o ano em queda, mantendo forte o espírito de 2021 nos investidores. Na primeira semana de 2022, o principal índice da Bolsa Brasileira acumulou perdas de 2,01%, após afundar quase 12% no ano anterior. Contudo, a situação mudou completamente na segunda semana de 2022.
A saber, o indicador acumulou ganhos de 4,10% nos últimos cinco pregões e fechou a semana a 106.928 pontos. Com o acréscimo desse resultado, reverteu as perdas e agora conta com um avanço de 2,01% em 2022.
Na semana, o otimismo externo ditou os rumos das sessões, com investidores buscando ativos de risco. Em resumo, o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, encerrará os estímulos na economia americana em março. E a expectativa é de alta dos juros nesse mesmo mês.
No decorrer de 2022, o Fed afirmou que projeta três elevações dos juros para tentar conter a inflação no país. Além disso, o banco poderá vender de volta os títulos públicos que vem comprando desde o início da pandemia da Covid-19. Em outras palavras, reduzirá ainda mais a liquidez dos últimos tempos.
Nesse cenário, os países emergentes sofrem mais fortemente, como o Brasil. No entanto, os investidores estão aproveitando esses últimos momentos de liquidez elevada e dólares em circulação para comprar ativos de risco. Por isso que o Ibovespa conseguiu encerrar a semana em forte alta.
67 das 93 ações do Ibovespa continuam negativas em 2022
Vale destacar que, apesar de o Ibovespa ter revertido as perdas acumuladas no ano, a maioria das ações que o compõem ainda está no vermelho. Em suma, 67 dos 93 papéis da carteira do índice continuam com perdas em 2022. E isso acontece porque são as ações que têm as maiores influências no indicador que estão com ganhos no ano.
A saber, a Petrobras e os bancos concentram 27% do Ibovespa. Isso quer dizer que as variações destas ações impacta muito fortemente o resultado do indicador. Nesta semana, os papéis da estatal tiveram forte alta, impulsionados pelo aumento dos preços da gasolina e do diesel.
Por sua vez, os bancos estão conseguindo bons resultados graças à taxa básica de juros do país nas alturas. Além disso, a expectativa é que a Selic suba ainda mais em 2022. Diante disso, as ações desses pesos pesados do Ibovespa impulsionaram o índice na semana. Contudo, as outras ações continuam refletindo os riscos domésticos e não saíram do campo das perdas.
Leia Mais: China alcança superávit comercial recorde em 2021