O Ibovespa continua registrando um forte desempenho em 2022. O principal índice acionário da Bolsa Brasileira subiu 1,26% na sessão desta quarta-feira (19), a 108.013 pontos. Com isso, o indicador aumentou os ganhos neste ano para 3,04%.
Em resumo, os títulos de dívida americanos estenderam sua máxima em dois anos nesta quarta. Aliás, os papéis já haviam apresentado forte desempenho na véspera. E esse cenário fortalece os Estados Unidos, mas enfraquece o exterior. No entanto, o Ibovespa não acompanhou as quedas das bolsas globais e avançou na sessão.
Na verdade, ações relacionadas às commodities e aos bancos vinha impulsionando o índice nos últimos dias. Por isso que o Ibovespa continua com um avanço firme neste começo de ano, visto que estes papéis possuem um peso maior na carteira teórica do índice.
Contudo, a maioria das ações do indicador continuam no campo das perdas em 2022. Em resumo, como estes papéis não têm muita influência no Ibovespa, suas variações pesam menos que os ganhos das outras ações.
Seja como for, o dia ficou marcado não só pela alta destas ações, mas também de diversos papéis que vinham apanhando nos últimos dias. Essa combinação fez o Ibovespa encerrar a sessão com forte avanço, aumentando os ganhos em 2022.
Apenas 17 das 93 ações do Ibovespa caem nesta quarta
No pregão, o resultado do Ibovespa ficou bastante positivo graças aos ganhos de 76 das 93 ações que o compõem. Na semana, 61 papéis também estão no azul. Contudo, a parcial do mês segue negativa, com 55 papéis no vermelho e 38 no campo dos ganhos.
Como as ações em queda pesam menos no indicador do que os papéis em alta, o saldo parcial do Ibovespa segue positivo. Ao todo, entre compras e vendas, as ações do índice movimentaram R$ 22 bilhões nesta quarta, superando a média diária de 2022 (R$ 20 bilhões).
Entre os muito avanços do dia, os mais expressivos vieram de: Locaweb ON (+12,65%), Americanas ON (+9,90%), Lojas Americanas PN (+9,41%), Inter Banco unit (+8,70%), Cyrela Realt ON (+7,59%) e Magazine Luiza ON (+7,13%).
Em contrapartida, os recuos se mostraram bem mais leves. Entre as quedas, as mais elevadas ficaram com: Embraer ON (-2,79%), Cogna ON (-2,22%), Azul PN (-1,33%), Yduqs Participações ON (-1,32%), Minerva ON (-1,30%) e Bradesco PN (-1,26%).
Leia Mais: Petróleo renova preços máximos em mais de 7 anos