O Ibovespa subiu pelo segundo pregão seguido e bateu uma marca inédita em 2022: está com um saldo anual positivo. O principal índice da Bolsa Brasileira começou mal o ano e ainda não havia conseguido fechar uma sessão acumulando ganhos anuais, só perdas.
No entanto, o Ibovespa teve forte alta de 1,84% nesta quarta-feira (12), e encerrou o dia a 105.686 pontos. A saber, esse é o maior patamar de fechamento do ano. Aliás, o índice agora acumula ganhos de 0,82% em 2022.
Nesta terça, os investidores repercutiram a divulgação dos dados da inflação nos Estados Unidos. Em resumo, o índice de preços ao consumidor atingiu 7,0% em dezembro do ano passado, na taxa acumulada em 12 meses. Esse é o maior patamar para o indicador desde junho de 1982.
Além disso, os juros futuros de longo prazo dos EUA caíram pela segunda vez seguida. Com isso, os títulos da dívida do governo norte-americano seguem no mesmo nível pré-pandemia.
Vale destacar que os dados da inflação americana aumentam a expectativa de alta dos juros nos EUA já em março, quando o Federal Reserve (Fed), banco central americano, encerrará os estímulos na economia do país.
A expectativa é que, após março, o banco comece a vender os títulos comprados por um preço bem menor. Assim, os investidores poderiam aproveitar para conseguir os títulos mais baratos que o normal.
Apenas 14 das 93 ações do Ibovespa caem nesta quarta
Com estas notícias, o otimismo dominou o pregão desta quarta. Em suma, apenas 14 das 93 ações do Ibovespa encerraram o dia no vermelho. Ao todo, entre compras e vendas, as ações movimentaram R$ 24 bilhões no pregão, em linha com a média diária em 2021.
Na semana, 77 papéis estão no azul, enquanto 16 acumulam perdas. Contudo, a situação em janeiro segue negativa para 65 papéis, que acumulam perdas em vez de ganhos.
Nesta quarta, o índice ficou marcado por diversos avanços. A saber, os mais expressivos vieram de: Iguatemi S.A unt (+8,31%), Magazine Luiza ON (+7,50%), Multiplan ON (+6,54%), Lojas Renner ON (+5,98%), BR Malls Part ON (+5,93%), Positivo Inf ON (5,74%) e Sid Nacional ON (5,66%).
Entre os recuos, não houve grandes tombos. Ainda assim, as maiores perdas diárias foram de: Locaweb ON (-3,44%), Inter Banco unit (-3,01%), Santander BR unit (-2,61%), Cielo ON (-2,40%) e Embraer ON (-1,58%).
Leia Mais: Petróleo sobe após forte queda dos estoques americanos