Os investidores aproveitaram a baixa liquidez nesta segunda-feira (6) para buscar ativos de riscos. Com o feriado do Dia do Trabalhador nos Estados Unidos, as bolsas americanas não operaram hoje. E o Ibovespa aproveitou isso para recuperar um pouco das perdas da semana passada.
A saber, o principal índice acionário da bolsa brasileira subiu 0,80% na sessão, para 117.868 pontos. No entanto, continua no vermelho tanto no acumulado do mês (-0,77%) quanto do ano (-0,97%). E o Ibovespa só não subiu mais nesta segunda devido às tensões pré-feriado da Independência do Brasil.
Em resumo, a expectativa para os eventos de 7 de setembro vem influenciando fortemente os mercados nos últimos dias. Até porque o presidente Jair Bolsonaro está incentivando a população a ir para a rua apoiar o governo, que derrete mais a cada nova pesquisa divulgada.
Diversos governadores já se posicionaram contra qualquer atitude violenta e fora da lei. Aliás, oito estados e o Distrito Federal prometeram punir policiais que aderirem aos atos de 7 de setembro. O risco da adesão dos policiais às manifestações preocupa.
Além disso, os preços do minério de ferro afundaram 6,8% na Bolsa de Dalian, na China. Durante a sessão, a commodity caiu para o menor nível dos últimos sete meses. Dentre os fatores que impulsionaram o resultado, os principais foram a queda na demanda, o aumento da oferta e a limitação da produção de aço na China.
Inclusão de 7 ativos faz Ibovespa subir para 91 ações listadas
O Ibovespa contava com 84 papéis em sua carteira teórica. No entanto, esta segunda marcou a estreia de 7 ativos na bolsa: Alpargatas PN, Banco Inter PN, Banco Pan PN, Meliuz ON, Rede D’Or ON, Dexco ON e Petz ON. Agora, o índice conta com 91 ativos de 84 empresas.
Em suma, a Minerva liderou os ganhos do dia, ao disparar 7,19%. A saber, a empresa de alimentos afirmou que continuará atendendo a demanda chinesa. No último sábado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou dois casos atípicos da doença da vaca louca. Devido ao protocolo sanitário, o ministério suspendeu as exportações de carne para a China, que responde por mais 50% das exportações.
Também tiveram fortes avanços nesta segunda as ações de utilidades e consumo, revertendo parte das perdas recentes. A propósito, os maiores avanços vieram de: Copel PN (6,33%), GPA ON (5,75%), Americanas S.A (4,58%) e MRV ON (3,78%).
Por outro lado, os piores desempenhos do Ibovespa ficaram com: Dexco ON (-2,96%), Klabin units (-2,18%), CSN ON (-1,90%), Vale ON (-1,57%) e Banco Inter unit (-1,16%).
Leia Mais: Balança comercial fecha primeira semana de setembro com superávit