Esta segunda-feira (13) ficou marcada pela busca por ativos de risco em praticamente todas as bolsas do planeta. E o Brasil, desta vez, não ficou de fora da festa. A saber, o Ibovespa fechou o dia em alta de 1,85%, aos 116.404 pontos. Com isso, reduziu as perdas na parcial de 2021 para -2,20%.
O principal índice acionário da bolsa brasileira afundou 2,26% na semana passada, principalmente por causa dos atos de 7 de Setembro. Em resumo, apoiadores do governo foram às ruas defender pautas antidemocráticas. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro fez declarações golpistas, elevando o temor do mercado.
No dia da Independência do Brasil, Bolsonaro disse que não cumpriria mais nenhuma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Tais declarações fizeram o presidente do STF, ministro Luiz Fux, afirmar que isso “além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”.
Diante da repercussão, Bolsonaro recuou e passou a assumir uma retórica mais amena. Ele até assinou uma nota escrita pelo ex-presidente Michel Temer, afirmando que não possuía intenção de atacar os Poderes. O texto intitulado “Declaração à Nação” não se parece em nada com as falas de Bolsonaro nos atos de 7 de Setembro.
Seja como for, os investidores gostaram de ver um clima menos tenso no país e aproveitaram para buscar ativos de risco. Além disso, o Movimento Brasil Livre (MBL) organizou atos pelo impeachment de Bolsonaro, mas a adesão foi mínima. Pouca gente na rua, bem menos do que nas manifestações pró-governo, tiraram do ar a crise política desencadeada por um processo e impeachment. Pelo menos por enquanto.
84 das 91 ações do Ibovespa sobem nesta segunda
Ao final da sessão de hoje, apenas sete ações ficaram no vermelho. Isso quer dizer que 84 papéis que compõem a carteira teórica do Ibovespa tiveram ganhos. Ao todo, entre compras e vendas, movimentaram R$ 19 bilhões, valor bem menor que a média diária de 2021, de R$ 23 bilhões. Embora os investidores tenham comprado mais ações do que vendido, o baixo giro financeiro mostra a cautela em tomar risco na bolsa brasileira.
Entre os muitos avanços, os mais expressivos vieram de: Méliuz ON (12,82%), Banco Pan PN (9,45%), CVC Brasil ON (9,30%), Yduqs ON (8,00%) e Banco Inter PN (7,36%). Por outro lado, os maiores recuos ficaram com: Petz ON (-1,74%), Suzano Papel ON (-1,22%), Marfrig ON (-0,88%), CCR ON (-0,59%) e Totvs ON (-0,52%).
Leia Mais: Investidores podem resgatar aplicações no Tesouro Direto no mesmo dia