O Ibovespa iniciou a semana em queda. A saber, o principal índice da Bolsa Brasileira recuou 0,22% no pregão desta segunda-feira (7) e caiu para 111.996 pontos. No entanto, o indicador continua acumulando ganhos expressivos na parcial de 2022 (6,84%).
Na sessão de hoje, o que mais pesou foram as preocupações com a saúde fiscal do Brasil. Em suma, o Banco Central (BC) atualizou as projeções de analistas do mercado financeiro sobre indicadores econômicos do país. E os analistas acreditam que a inflação no país ficará ainda mais alta que o projetado anteriormente.
Nesta atualização, os analistas indicaram que a inflação do país deve encerrar o ano a 5,44%. Na semana anterior, a taxa estava em 5,38%. Seja como for, ambos os resultados superam o limite superior definido para a inflação em 2022 (5,00%).
Nesse cenário, os investidores temem que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC eleve ainda mais os juros no país. Em resumo, o comitê eleva os juros para tentar segurar a inflação, mas esse cenário não é positivo para a renda variável.
Pelo contrário, a alta de juros beneficia a renda fixa, pois sua rentabilidade aumenta. Isso faz muitos investidores deixarem a renda variável, que não dá segurança, e passa a buscar a fixa, pois os rendimentos estão maiores.
57 das 92 ações do Ibovespa caem nesta segunda
Diante destes fatos, os investidores preferiram se desfazer dos papéis que possuíam no Ibovespa. A sessão de hoje chegou ao fim com 57 dos 92 papéis no vermelho. E o recuo só não foi mais intenso graças à alta de 2,44% das ações da Vale.
Por falar nisso, a mineradora, juntamente com a Petrobras e os bancões concentram 43% da carteira do Ibovespa. Na semana passada, estes pesos pesados impediram uma queda do Ibovespa, apesar de a maioria dos papéis ficarem no vermelho. Contudo, nesta segunda, isso não foi possível, visto que apenas as ações da Vale subiram.
Ao todo, entre compras e vendas, os papéis do Ibovespa movimentaram R$ 20 bilhões no pregão de hoje. Esse valor ficou inferior à média diária de 2022, de R$ 22 bilhões.
A saber, entre os avanços de hoje, os mais expressivos vieram de: BB Seguridade ON (+5,74%), JBS ON (+4,91%), Yduqs Participações ON (+4,26%), BR Malls Part ON (+3,89%), Usiminas PNA (+3,25%) e Sid Nacional ON (+3,15%).
Por outro lado, os recuos mais intensos foram de: Notre Dame Intermédica Participações (-4,67%), Hapvida ON (-4,67%), Via ON (-3,79%), Grupo Soma ON (-3,33%), Cosan ON (-3,30%), Ultrapar ON (-3,24%), Cogna ON (-3,21%) e B3 ON (-3,04%).
Leia Mais: Petróleo inicia semana em queda com maior otimismo global