O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (10) em leve queda de 0,21%, a 113.663 pontos. Na semana, o principal índice acionário da Bolsa Brasileira acumula desvalorização de 0,71%, mas parcial de 2022 segue positiva em 8,43%.
Nesta quinta, os investidores reagiram bem aos reajustes anunciados pela Petrobras. Em suma, a estatal elevou em 24,9% o preço do diesel nas refinarias do país e em 18,8% o da gasolina. Já o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o famoso gás de cozinha, ficará 16,1% mais caro nas distribuidoras.
Nas últimas sessões, a estatal chegou a registrar fortes tombos devido à desconfiança do mercado sobre interferência do governo na política de preços da companhia. Aliás, alguns analistas acham que o reajuste anunciado hoje foi apenas pontual, e ainda esperam alguma ação do governo. Seja como for, o aumento dos preços fez as ações da Petrobras avançarem no dia.
No entanto, a guerra entre Rússia e Ucrânia seguiu no radar dos investidores e fez o Ibovespa cair no dia. A saber, os Ministros da Relações Exteriores da Rússia e da Ucrânia se reuniram nesta quinta na Turquia para discutir o cessar-fogo na região. Contudo, o encontro não terminou em acordo entre as partes. E os ataques russos continuaram durante o 15º dia de guerra.
Apenas 22 das 91 ações do Ibovespa sobem nesta quinta
Diante deste cenário, apenas 22 das 91 ações do Ibovespa fecharam em alta. Inclusive, o resultado do pregão poderia ter sido bem mais negativo. Contudo, alguns pesos pesados do índice subiram na sessão e impediram uma queda mais expressiva do Ibovespa.
Ao todo, entre compras e vendas, os papéis do indicador movimentaram R$ 25 bilhões no pregão, valor superior à média diária de 2022, de R$ 23 bilhões.
A saber, os avanços mais intensos veiram de: Gerdau PN (+4,61%), Qualicorp ON (+4,18%), Petrobras PN (+3,50%), Vale ON (+3,30%) e Metalúrgica Gerdau PN (+3,19%).
Vale destacar que a Petrobras e a Vale respondem, juntas, por cerca de 25% da carteira teórica do Ibovespa. Isso quer dizer que as variações dos papéis destas empresas impactam bem mais o índice do que todos os outros papéis listados.
Já os maiores recuos do dia vieram de: Embraer ON (-14,93%), Grupo Natura ON (-9,30%), Inter Banco Unit (-7,12%), Gol PN (-4,95%), Magazine Luiza ON (-4,33%), Petz ON (-4,13%), Alpargatas ON (-4,13%) e Via ON (-4,11%).
Leia Mais: Petróleo recua em dia de maior otimismo global