O Ibovespa caiu 0,35% no pregão desta terça-feira (9), a 111.203 pontos. O recuo é o terceiro consecutivo e fez o índice cair para o menor patamar desde 25 de janeiro (110.203 pontos). No entanto, o indicador ainda acumula valorização expressiva na parcial de 2022, de 6,09%.
No pregão, os investidores repercutiram o anúncio dos Estados Unidos sobre a proibição de importações de petróleo e gás natural da Rússia. Em suma, a decisão é uma retaliação ao país comandado por Vladimir Putin devido à invasão à Ucrânia. O Reino Unido também anunciou que barrará as importações russas até dezembro deste ano.
Diante deste cenário, o petróleo disparou mais uma vez na sessão desta terça. Como os preços da commodity já acumulam uma disparada de mais de 30% em apenas 13 dias, desde o início da guerra no leste europeu, as empresas tendem a repassar esse avanço para o consumidor final.
Contudo, o presidente Jair Bolsonaro não quer que a Petrobras aumento os preços dos combustíveis, visto que o país terá eleições presidenciais no final deste ano. Por isso, o governo pensa em congelar os preços dos combustíveis, mesmo com os preços internacionais do petróleo nas alturas.
Embora o governo espere evitar uma inflação mais alta no país, que tende a elevar os juros e desaquecer ainda mais a economia, a opção de congelar preços dos combustíveis não agrada a todos. Em resumo, os acionista da Petrobras deverão ser os mais atingido, visto que a estatal deverá comprar mais caro e vender mais barato. E isso fez a companhia despencar na véspera, levando o Ibovespa junto.
62 das 91 ações do Ibovespa sobem nesta terça
Na sessão, 62 das 91 ações do Ibovespa fecharam em alta. No entanto, isso não foi suficiente para colocar o índice no campo dos ganhos. Ao todo, entre compras e vendas, os papéis do Ibovespa movimentaram R$ 31 bilhões no pregão, valor muito superior à média diária de 2022, de R$ 23 bilhões.
Apesar das preocupação, as ações das companhias aéreas, que despencaram mais de 17% na véspera, reverteram o cenário e saltaram nesta terça. Em resumo, o congelamento dos preços dos combustíveis animou estas empresas, uma vez que estes representam 30% dos custos operacionais das companhias.
Assim, os maiores avanços do dia vieram de: Azul PN (+7,09%), Gol PN (+7,08%), BRF ON (-7,03%), Lojas Renner ON (+6,37%), Cielo ON (+6,11%), CCR ON (+5,80%) e Grupo Soma ON (+5,17%).
Em contrapartida, os recuos mais intensos foram de: Sid Nacional ON (-4,80%), Vale ON (-4,39%), Locaweb ON (-3,98%) e CSN Mineração (-3,69%). Vale destacar que o tombo da mineradora Vale ocorreu devido à realização de lucros devido aos recentes ganhos. Contudo, como a companhia concentra cerca de 13% de toda a carteira teórica do Ibovespa, seu movimento impacta bem mais fortemente o índice. E foi isso o que aconteceu nesta terça.