O Ibovespa opera em leve alta nesta quarta-feira (20). A saber, o principal índice acionário da Bolsa Brasileira subia 0,21% às 10h37, com os investidores ainda repercutindo o valor do Auxílio Brasil, que fez o indicador afundar na véspera. Aliás, o Ibovespa vem alternando entre ganhos e perdas no início da manhã de hoje.
Em resumo, o programa assistencial vai substituir o Bolsa Família e entrará em vigor a partir de novembro. A ideia do governo é retirar a marca do Bolsa Família de circulação, bastante associada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Assim, a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro angarie mais votos com o Auxílio Brasil nas eleições de 2022.
No entanto, esse cenário causa temor aos investidores. Em suma, há um problema estrutural nas contas públicas do Brasil. Nesse caso, o aumento do valor do novo benefício, para R$ 400, pode levar o país a ultrapassar o teto de gastos públicos, tido como âncora fiscal do Brasil.
90 das 91 ações do Ibovespa caem no pregão da terça
Na véspera, o Ibovespa sofreu com toda a repercussão do valor do Auxílio Brasil. Inclusive, o governo federal supostamente divulgaria o valor na terça, mas preferiu adiar essa divulgação devido à repercussão negativa no mercado.
Vale destacar que alidados do governo afirmaram que ainda não há um valor definido para o programa assistencial. No entanto, o mercado não digeriu bem o valor, pois o Brasil sofre com um problema estrutural nas suas contas públicas. Em suma, o aumento do valor do novo benefício, para R$ 400, pode levar o país a ultrapassar o teto de gastos públicos, tido como âncora fiscal do Brasil.
Dessa forma, apenas uma das 91 ações que compõem a carteira do Ibovespa conseguiu subir nesta terça. Mais uma vez, o destaque positivo ficou com a Getnet BR unit, empresa de maquininhas do Santander, que estreou na véspera com forte alta de 63,57%. Nesta terça, a alta foi mais moderada, de 17,88%.
Em contrapartida, todos os outros papéis afundaram no dia. Os recuos mais intesos vieram de: Azul PN (-10,36%), Cielo ON (-9,20%), Méliuz ON (-8,47%), Grupo Soma ON (-7,53%), Gol PN (-7,39%), Cyrela Realt ON (-7,19%), MRV (-7,05%) e Locaweb ON (-7,05%).
Leia Mais: Petróleo atinge maior patamar desde outubro de 2018