E a maré de resultados positivos continua a todo vapor para o Ibovespa, que subia 0,56% por volta das 10h37 desta quinta-feira (4), chegado aos 120.398 pontos. O dia está marcado por um ambiente externo sem grandes novidades. Já o cenário doméstico traz dados de produção da mineradora Vale e do banco Bradesco como os destaques do dia.
O resultado semanal vem recebendo grande impulso de notícias de Brasília. Em resumo, a vitória do deputado Arthur Lira (PP) e do senador Rodrigo Pacheco (DEM), ambos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro, continua repercutindo entre os investidores. A maioria acredita que haverá menos ruídos entre os poderes Executivo e Legislativo. Eles também esperam que os presidentes das respectivas casas do Congresso Nacional aprovem cortes de gastos relacionados a transferências de renda.
Assim, vale ressaltar que o presidente Bolsonaro entregou uma lista de 35 prioridades aos novos presidentes da Câmara de Deputados e do Senado Federal. Destas, a mais urgente, como o próprio nome diz, é a PEC Emergencial, que objetiva cortar gastos no curto prazo. Além disso, venda de estatais continuam no foco, por exemplo a da Eletrobras, bem como os mercados continuam de olho nas reformas tributária e administrativa.
Veja o que impulsiona o Ibovespa no dia
Ontem (3), após o fechamento dos mercados, a mineradora Vale reportou um leve recuo de 0,5% em sua produção de minério de ferro em 2020. A saber, o valor total produzido chegou a 300,39 milhões de toneladas. Já o resultado do banco Bradesco apontou uma forte queda de 25% no ano passado, apesar da expressiva recuperação vista no último trimestre do ano passado, quando disparou 35%.
Por fim, vale mencionar as declarações do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Em suma, eles afirmaram que irão buscar a aprovação da reforma tributária no Congresso Nacional até setembro deste ano.
LEIA MAIS
Brasil tem entrada líquida de US$ 2,8 bilhões em fluxo cambial em janeiro
Criação de empregos formais pela agropecuária atinge maior nível desde 2011