O Ibovespa iniciou fevereiro com o pé direito, subindo 2,13% ao fim da sessão. Com isso, o principal índice acionário da bolsa brasileira chegou aos 117.518 pontos. E o principal fator que impulsionou o resultado veio de Brasília: as eleições para a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. A greve parcial dos caminhoneiros também ganhou atenção no dia, mas não conseguiu nem de longe estragar a festa.
Em resumo, o dia ficou marcado pela expectativa com as eleições à Câmara e ao Senado. Tudo apontava para a vitória do deputado Arthur Lira (PP) e do senador Rodrigo Pacheco (DEM), ambos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro. Agora, espera-se que os presidentes das respectivas casas do Congresso Nacional aprove cortes de gastos relacionados a transferências de renda. No entanto, vale ressaltar que o risco fiscal continua bastante alto, com muitos investidores ainda temendo o calote público.
Nos Estados Unidos, o bom humor também prevaleceu, com uma aparente redução da onda de ataques especulativos na bolsa de Nova Iorque. Assim, o ritmo externo contribuiu para um bom resultado do Ibovespa no dia. Lá nos EUA, a tomada de risco operou soberana, assim como aqui.
Veja as principais variações do dia no Ibovespa
Em suma, o otimismo dominou os papéis que compõem a carteira do Ibovespa, com 69 das 81 ações fechando o dia em alta. Ao todo, movimentaram R$ 22,7 bilhões, entre compras e vendas. E, entre as altas, as maiores foram as seguintes: Eneva ON (13,51%), Eletrobras PNB (8,98%), Eletrobras ON (7,46%), Braskem PNA (5,53%) e GPA ON (5,21%). Nesse caso, o destaque ficou com a Eneva, após notícias de que a companhia adquiriu o campo de Urucu, com 34 bilhões de metros cúbicos de gás.
Por fim, do lado dos resultados negativos, as maiores variações vieram de: Via Varejo ON (-2,11%), Magazine Luiza ON (-1,35%), Natura ON (-1,22%), SulAmérica units (-1,00%) e Lojas Renner ON (-096%).
LEIA MAIS
Indicador de investimento cresce 3,1% em novembro de 2020, segundo Ipea
Arrecadação com loterias bate recorde e chega a R$ 17,1 bilhões em 2020