O Ibovespa continua mantendo o bom resultado da semana. Nos últimos quatro pregões, houve apenas um leve recuo de 0,39% ontem (4), mas não afetou diretamente a alta acumulada na semana, que chega a 3,64%. Já a parcial de 2020 indica uma tímida elevação de 0,20%. Aliás, o resultado passou do campo negativo para o positivo justamente com o resultado desta semana, que traz bons ventos, especialmente vindos de Brasília.
Hoje (5), uma declaração do presidente Jair Bolsonaro, afirmando que o governo federal não irá interferir nos preços da Petrobras, está fazendo as ações da companhia dispararem. De acordo com ele, há uma avaliação para estabelecer um valor fixo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis. Ainda segundo Bolsonaro, o possível projeto também avalia a incidência do ICMS nos valores dos combustíveis vendidos nas refinarias. Dessa forma, com elevação dos ânimos dos investidores, os papéis da Petrobras estão subindo 4% nesta sexta.
Também vale lembrar que, ontem, o ministro Paulo Guedes afirmou que o auxílio emergencial pode retornar. Contudo, dessa vez, não será disponibilizado para todos os brasileiros que o receberam no ano passado. Segundo ele, apenas metade das pessoas que tiveram direito ao auxílio em 2020 o receberão novamente. E isso só acontecerá num ambiente de maior fortalecimento da saúde fiscal do Brasil e com o acionamento de “cláusulas necessárias”.
Por isso, os investidores estão acompanhando de perto essas discussões. O medo geral envolve a saúde fiscal do Brasil, que vai mal das pernas há tempos. Os mercados temem que mais gastos para financiar o auxílio possa afundar ainda mais o Brasil em dívidas. Aliás, muitos não sabem de onde o governo federal irá retirar recursos para viabilizar mais parcelas do benefício.
Notícias externas influenciam Ibovespa
Ao mesmo tempo que as notícias domésticas impactam o principal índice acionário de diversas maneiras, as notícias externas prendem a atenção dos mercados. Muitos investidores aguardam dados dos Estados Unidos sobre criação de vagas de trabalho. As informações podem indicar que o momento mais duro da pandemia da Covid-19 no país ficou pra trás.
Por fim, o Ibovespa subia 0,71% por volta do meio-dia, chegando a 120.105 pontos.
LEIA MAIS
Auxílio emergencial pode retornar para parcela de brasileiros, diz Guedes
Inflação medida pelo IGP-DI dispara 2,91% em janeiro, diz FGV