O principal índice acionário da bolsa brasileira disparou 2,33% nesta terça-feira (24) e encerrou o dia aos 120.210 pontos. Esse é o maior nível do Ibovespa em quase duas semanas, e o que o impulsionou no pregão foram a disparada das commodities e as declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Com o resultado, o índice reverteu as perdas acumuladas na semana e agora registra alta de 1,83%. No entanto, o resultado mensal continua negativo (-1,31%). Já na parcial de 2021, o Ibovespa tem valorização de 1,00%.
Em resumo, o otimismo externo resolveu dar as caras pelo Brasil nesta terça. Após cair na véspera (23), enquanto as bolsas mundiais registravam ganhos, o Ibovespa disparou no pregão. Isso aconteceu, em partes, graças ao salto de 7% dos preços do minério de ferro, que vinham acumulando perdas nos últimos pregões.
Além disso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou em um artigo assinado no jornal “O Globo” que “o embate das redes e das trocas de notas oficiais com afirmações e desmentidos não ajuda a encher barriga, não apoia ou acolhe quem precisa, não gera postos de trabalho, não baixa o preço do gás de cozinha ou gasolina, muito menos acelera os números de brasileiros vacinados”.
A saber, os investidores gostaram de ver o principal aliado do presidente Jair Bolsonaro no Congresso se manter distante das ideias deste. Os ruídos políticos do Brasil, que não são poucos, acabaram deixados de lado nesta terça, ao menos parcialmente.
76 das 84 ações do Ibovespa sobem nesta terça
Com o recuo dos casos da Covid-19 nos Estados Unidos e na China, o otimismo externo fez investidores buscarem ativos de risco. Assim, o Ibovespa acabou beneficiado, com 76 das suas 84 ações registrando ganhos no pregão. Ao todo, entre compras e vendas, movimentaram R$ 21,5 bilhões, valor inferior à média diária de 2021, de R$ 24 bilhões.
Em suma, dentre os muitos avanços no dia, os mais expressivos vieram de: Cyrela Realt ON (12,33%), Lojas Americanas PN (11,81%), Gol PN (10,97%), Eztec ON (10,61%) e Americanas ON (9,69%). Notícias positivas sobre a Covid-19 impulsionaram papéis mais sensíveis à pandemia.
Por outro lado, os maiores tombos do pregão foram de: JBS ON (-3,26%), Raia Drogasil ON (-2,64%), PDA ON (-2,09%), Hypera ON (-1,47%) e Telefonica Brasil ON (-0,73%).
Leia Mais: Quedas do minério de ferro podem prejudicar empresas no terceiro trimestre