O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (17) em alta de 1,77%, a 113.076 pontos. Com isso, eliminou as perdas acumuladas na semana e aumentou os ganhos na parcial de 2022 para 7,87%.
A saber, o avanço do Ibovespa poderia ter sido bem mais expressivo no dia. No entanto, declarações do presidente Jair Bolsonaro fizeram as ações da Petrobras despencar na sessão.
Em resumo, Bolsonaro afirmou que a estatal cometeu “crime contra a população” ao promover reajustes nos preços da gasolina e do diesel. Em entrevista à TV Ponta Negra, ele admitiu ter pedido para a Petrobras reduzir os valores dos combustíveis e afirmou ser a favor da privatização da empresa.
Aliás, Bolsonaro ainda afirmou que existe a possibilidade de troca do presidente da Petrobras, cargo ocupado atualmente pelo general Joaquim Silva e Luna.
Tudo isso fez as ações da Petrobras fecharem em forte queda, apesar da disparada de mais de 8% dos preços do petróleo nesta quinta. Em outras palavras, as concorrentes da estatal viram seus papéis saltarem no pregão, enquanto o temor do mercado afundou as ações da empresa.
Apenas 15 das 91 ações do Ibovespa caem no pregão
Na sessão de hoje, apenas 15 das 91 ações do Ibovespa fecharam em queda. Ao todo, entre compras e vendas, os papéis do indicador movimentaram R$ 28 bilhões no dia, valor superior à média diária de 2022, de R$ 23,5 bilhões.
Vale destacar que os bancos centrais dos Estados Unidos e Brasil definiram ontem os novos rumos da política monetária de cada país. Enquanto os juros subiram 0,25 ponto percentual nos EUA, a taxa Selic disparou 1,0 ponto percentual no Brasil. Ambos os resultados vieram em linha com as projeções de analistas e não impactaram fortemente o Ibovespa nesta quinta.
Nesta quinta, os avanços mais expressivos veiram de: Petro Rio ON (+8,16%), Magazine Luiza ON (+7,99%), Sid Nacional ON (+7,95%), Inter Banco Unit (+6,36%), Cemig PN (+6,36%), Grupo Natura ON (+5,94%), Rumo ON (+5,54%) e Metalúrgica Gerdau PN (+5,51%).
Por outro lado, os tombos mais intensos do pregão foram de: MRV ON (-4,89%), Yduqs Participações ON (-3,60%), Petrobras PN (-2,66%), Petrobras ON (-2,64%), Fleury ON (-2,37%) e Qualicorp ON (-2,33%).
A saber, os papéis da Petrobras respondem por cerca de 9% da carteira do Ibovespa. Isso quer dizer que as oscilações registradas pelas ações da estatal impactam fortemente o índice. Por isso que o Ibovespa não conseguiu subir mais no pregão.
Leia Mais: Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem para 214 mil na semana