A Bolsa Brasileira respirou aliviada nesta sexta-feira (8) e vai passar o fim de semana bem melhor que o esperado. A saber, o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa, disparou 2,03% no pregão de hoje. Assim, encerrou o dia aos 112.883 pontos.
Aliás, hoje foi a quarta sessão consecutiva que o índice subiu. Isso quer dizer que, na semana, o único dia de perdas foi na segunda-feira (4). E o tombo registrado afundou tanto o Ibovespa, que nem mesmo os avanços nos outros dias conseguiram reverter a situação por completo.
Vale destacar que a disparada de hoje reduziu as perdas semanas para apenas 0,05%. Contudo, o resultado continuou negativo. Dessa forma, o Ibovespa continuou acumulando uma expressiva desvalorização na parcial de 2021, que agora está em -5,20%.
Veja como foram os pregões da semana
A última segunda foi o único dia em que o índice caiu. No entanto, como diz o ditado, não importa a quantidade, mas a qualidade. Embora o Ibovespa tenha subido em quatro pregões, o tombo em apenas um conseguiu eliminar todos os ganhos na semana.
Na sessão, os investidores repercutiram a ação da Evergrande, segunda maior empresa do setor imobiliário chinês, de suspender suas operações na Bolsa de Hong Kong. Além disso, a zona do euro divulgou os dados da sua inflação, que atingiu o maior patamar em 13 anos. Tudo isso aumentou as preocupações do exterior e as bolsas mundiais afundaram.
O tombo foi de 2,22%, o que indica que ficou num patamar parecido com a alta de hoje. Dessa forma, o que explica o fato de o Ibovespa ter caído na semana é a pouca expressividade nos outros três pregões. Em suma, as altas destes três dias não somaram nem 0,2%. Na verdade, o Ibovespa andou de lado em todos eles e se manteve num nível muito próximo da estabilidade.
Apenas 5 das 91 ações do Ibovespa caem nesta sexta
O salto do Ibovespa nesta sexta é explicado, em grande parte, pela divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em síntese, a inflação oficial do Brasil disparou 1,16% no mês passado, maior nível para os meses de setembro desde 1994.
Apesar de bastante elevado, o número acabou vindo abaixo das expectativas. Como o mercado já estava pronto para um baque, a queda mais branda deu ânimo para os investidores irem às compras. Por isso que praticamente todas as ações do Ibovespa subiram hoje.
A saber, apenas cinco ações do índice encerraram o dia no vermelho: Assaí ON (-3,28%), PDA – CBD ON (-1,60%), Klabin unit (-0,58%), Suzano Papel ON (-0,24%) e BRF ON (-0,19%). Já entre as dezenas de altas, as mais expressivas vieram de: Cielo ON (14,29%), Ecorodovias ON (8,82%), Inter Banco unit (7,41%), Banco Inter PN (7,07%) e Magazine Luiza ON (6,70%).
Por fim, a média diária movimentada pelos papéis do Ibovespa chegou a R$ 25 bilhões na semana. Esse valor superou a parcial de 2021, que é de R$ 24 bilhões. Aliás, na semana, 59 das 91 ações do índice acumularam perdas.
Leia Mais: Etanol e gasolina estão entre os itens que mais subiram em 12 meses