O Ibovespa despencou 2,09% nesta sexta-feira (29), encerrando o pregão aos 103.500 pontos. A saber, esse é o menor nível desde 12 de novembro (102.507 pontos). Na semana, as perdas foram parecidas (-2,63%), mas no acumulado do ano, o índice está com desvalorização de 13,04%.
No pregão, os investidores repercutiram o discurso que vem sendo repetido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Em resumo, o parlamentar afirmou mais uma vez que a estatal deve ter um lado social maior. Aliás, nesta sexta, o mercado também mostrou que não reagiu bem à live feita na véspera pelo presidente Jair Bolsonaro fortalecendo esse discurso.
No início da semana, houve rumores de uma possível privatização da Petrobras, o que animou o mercado. No entanto, isso não é mais tido como algo crível, uma vez que Bolsonaro e até o CEO da companhia afirmaram que a estatal não deveria lucrar tanto. Por falar nisso, a Petrobras revelou seu desempenho no terceiro trimestre nesta semana.
Além disso, os investidores continuaram atentos aos riscos fiscais do Brasil. Em suma, o Banco Central (BC) aumentou na última quarta-feira (27) o aperto monetário no país, elevando os juros básicos para 7,75%. Esse é o maior patamar da Selic desde outubro de 2017.
Isso ocorreu, em grande parte, por causa do governo federal, que lançou o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. O programa entrará em vigor no país em novembro e disponibilizará R$ 400 aos beneficiários, mas isso apenas em dezembro, porque o governo ainda não encontrou meios de financiar o programa. E é nesse sentido que o mercado se preocupa, pois o aumento de gastos públicos eleva a inflação, que está cada vez mais alta.
Apenas 16 das 92 ações do Ibovespa sobem nesta sexta
Diante de tudo isso, 75 das 92 ações do Ibovespa encerraram o dia no vermelho. Enquanto isso, apenas 16 papéis tiveram ganhos e um ficou estável. Na semana, 71 ações tiveram perdas e somente 21 conseguiram subir. Já em outubro, o resultado foi ainda pior, com 79 papéis no vermelho e apenas 12 no azul.
Nesta sexta, os avanços mais expressivos vieram de: Minerva ON (7,15%), Marfrig ON (5,33%), JBS ON (4,19%), Fleury ON (2,67%), Raia Drogasil ON (2,38%) e BRF ON (2,11%). A saber, os papéis da TIM ficaram estáveis no pregão.
Por fim, entre os muitos recuos do dia, os mais intensos foram de: Alpargatas PN (-10,56%), Inter Banco unit (-10,15%), Banco Inter PN (-9,14%), Locaweb ON (-8,50%), Usiminas PNA (-7,54%), Méliuz ON (-7,28%), Petrobras ON (-6,29%) e Getnet BR unit (-6,24%).
Leia Mais: Dólar acumula leve avanço na semana e está cotado a R$ 5,65