O Ibovespa sofreu uma forte queda no pregão desta quarta-feira (2). A saber, o principal índice acionário da Bolsa Brasileira recuou 1,18% na sessão, a 111.894 pontos. Com isso, reduziu os ganhos na semana para 2,13%, ou seja, a valorização do índice continua bastante expressiva.
Assim como ocorreu na véspera, os investidores ficaram atentos à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O encontro, iniciado na terça-feira (1º), chegou ao fim hoje. Em suma, o objetivo da reunião é definir os juros básicos do Brasil.
A expectativa dos analistas era de alta de 1,5 ponto percentual (p.p.) da taxa Selic, para 10,75% ao ano, o que se confirmou após o fechamento do pregão. Por isso, a variação do Ibovespa nesta quarta ocorreu apenas com base nas expectativas sobre a reunião.
Em resumo, o aumento dos juros no Brasil torna a renda fixa mais atraente, pois os rendimentos também sobem com os juros mais altos. Por outro lado, a renda variável, da qual o Ibovespa faz parte, acaba enfraquecida.
Além disso, o setor privado dos EUA fechou 301 mil postos de trabalho em janeiro. O resultado frustrou as projeções de analistas, que acreditavam em um aumento de 207 mil vagas no mês. Por isso, as expectativas sobre a alta de juros nos EUA acabaram perdendo força nesta quarta.
A saber, o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, já sinalizou que elevará os juros no país em março. Contudo, a certeza que isso aconteceria se transformou em dúvidas nesta quarta. E os investidores aproveitaram as incertezas para buscar ativos na Bolsa de Nova York, em vez de procurar ativos de risco nos países emergentes.
71 das 92 ações do Ibovespa caem nesta quarta
Nesta quarta, 71 dos 92 papéis do índice encerraram o pregão no vermelho. Ao todo, entre compras e vendas, os papéis do índice movimentaram R$ 19 bilhões na sessão. O valor ficou bem abaixo da média diária de janeiro, de R$ 23 bilhões.
Entre os poucos avanços do dia, os mais expressivos vieram de: Positivo Tecnologia ON (+3,57%), Qualicorp ON (+1,60%), Cielo ON (+1,30%), Bradespar PN (+1,15%) e Rede D’Or ON (+0,89%).
Por outro lado, os recuos se mostraram bem mais intensos no pregão. Aliás, os maiores tombos foram de: Banco Inter unit (-9,54%), IRB ON (-9,04%), BRF ON (-7,77%), Banco Pan PN (-7,34%) e Magazine Luiza ON (-7,13%).
Leia Mais: Setor privado dos EUA fecha 301 mil postos de trabalho em janeiro