O Ibovespa chegou a operar em queda firme de 3,6% no pregão desta quarta-feira (3), mas conseguiu reverter quase toda a perda do dia. Assim, encerrou a sessão de hoje com leve queda de 0,32%, aos 111.184 pontos. E o grande responsável pela recuperação do índice no dia foi o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
Em resumo, o parlamentar fez declarações nesta quarta, defendendo o teto de gastos públicos. “Tanto o Senado quanto a Câmara votarão as PECs sem nenhum risco ao teto de gastos, sem nenhuma excepcionalidade ao teto. Essas especulações não contribuem para o clima de estabilidade e previsibilidade”, afirmou Lira na rede social Twitter.
Para quem não sabe, o parlamentar se referia à PEC Emergencial, que pode tornar possível o retorno de parcelas do Auxílio Emergencial. A PEC não é o auxílio em si, mas sim o dispositivo para que o auxílio retorne. Em geral, os economistas torcem pela aprovação desse texto, que, por sinal, ficou mais enxugado e facilitou sua votação.
Ao mesmo tempo, o mercado reagiu mal a uma possível retirada do Bolsa Família do teto de gastos. Assim, o programa não precisaria respeitar o limite definido, o que foi considerado ruim para a saúde fiscal do Brasil. No entanto, apesar dos rumores, o texto da PEC Emergencial não trazia essa previsão de retirada.
Outros pontos de destaque do dia vieram do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de São Paulo. No primeiro caso, o IBGE divulgou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2020. Em suma, a economia afundou 4,1% e amargou o pior resultado da série histórica, iniciada em 1996. Já em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciou que todo o estado voltará à fase vermelha a partir do próximo sábado (6). Esta é a fase mais restritiva do plano de quarentena, na qual apenas serviços essenciais podem funcionar, e deve durar 14 dias.
Veja as principais altas e quedas do dia no Ibovespa
Num dia marcado por alta volatilidade, 46 das 81 ações do Ibovespa encerraram o dia no vermelho. Ao todo, entre compras e vendas, movimentaram R$ 37,2 bilhões, o que representa um crescimento de 37% em relação à média diária de 2021 (R$ 27,2 bilhões). E, dentre as quedas, que atingiram a maioria das ações nesta quarta, as mais acentuadas foram: GPA ON (-5,61%), CVC ON (-4,53%), Petrobras ON (-4,29%), Cyrela ON (-4,09%) e Petrobras PN (-3,64%).
Vale ressaltar que as ações da Petrobras tiveram mais um dia de recuo firme. E isso aconteceu depois que quatro membros do conselho de administração da estatal anunciaram suas saídas do grupo após a troca do presidente-executivo. Toda a questão envolvendo a Petrobras e as interferências feitas pelo governo federal estão repercutindo em diversos pregões, e hoje aconteceu a mesma coisa.
Por fim, do lado dos avanços, minoria no dia, os mais expressivos vieram de: PetroRio ON (4,61%), Magazine Luiza ON (3,50%), Bradesco ON (2,02%), Sabesp ON (1,90%) e Qualicorp ON (1,86%). Os papéis da PetroRio tiveram a maior alta do dia, seguindo a elevação dos preços do petróleo no exterior. Isso mostra o quanto a Petrobras vem perdendo chances de disparar, com um cenário interno cheio de incertezas, apesar dos benefícios vindos de fora.
LEIA MAIS
Feirão da Serasa para limpar nome oferece descontos de até 99% para dívidas
Ibovespa sobe no final do pregão, em dia marcado por tensões internas