O mundo parece estar vivendo um déjà vu, e não um bom retrospecto. Por sua vez, o Ibovespa também voltou ao campo negativo, amplamente visitado no ano passado. Nesta terça-feira (17), o principal índice acionário da bolsa brasileira tombou 1,07% e fechou o pregão aos 117.904 pontos.
A saber, esse é o menor valor de fechamento desde 4 de maio, quando o Ibovespa atingiu os 117.712 pontos. Aliás, com o acréscimo do resultado de hoje, o índice zerou os ganhos acumulados no ano, que chegaram a quase 10% em maio. Assim, o Ibovespa tem perdas de 0,94% em 2021, e o buraco pode ficar ainda mais fundo nos próximos dias.
Em resumo, as bolsas de todo o mundo caíram no pregão de hoje, no geral. O temor entre os investidores é de nova estagnação da economia global. O forte ritmo visto meses atrás não se manteve e a cada nova publicação, os mercados veem como certo os meses difíceis que virão pela frente.
A principal razão para os dados cada vez menos positivos é a variante Delta do novo coronavírus. No ano passado, a pandemia fez o mundo enfrentar momentos difíceis que não eram vistos há muito tempo. Embora a vacinação contra a Covid-19 avance em 2021, a variante Delta, cepa mais transmissível do vírus, volta a elevar e muito os casos e mortes ao redor do planeta.
Para empurrar ainda mais o Ibovespa pro buraco, o presidente Jair Bolsonaro segue articulando a turbinada do Bolsa Família, que deve acontecer através do atraso do pagamento dos precatórios. A propósito, a PEC dos precatórios seguiu para a Câmara na semana passada e consiste em parcelar grandes dívidas do governo para financiar o programa assistencial. O problema é o acúmulo das dívidas para os próximos anos.
Apenas 10 das 84 ações do Ibovespa sobem nesta terça
Todas estas notícias tiraram o otimismo dos investidores, que venderam suas ações nesta terça. Em suma, apenas 10 dos 84 papéis do Ibovespa subiram no pregão. Ao todo, entre compras e vendas, movimentaram R$ 25,5 bilhões, com a pressão vendedora bem superior à compradora.
Entre os poucos ganhos do dia, os mais expressivos vieram de: Yduqs ON (6,23%), Cemig PN (2,81%), Ultrapar ON (2,16%), Telefônica Brasil ON (1,60%) e Weg ON (0,81%). Já do lado das quedas, as mais intensas foram de: Locaweb ON (-6,91%), Embraer ON (-6,63%), Usiminas PNA (-5,09%), Cielo ON (-5,00%) e JHFS ON (-4,96%).
Leia Mais: Preços do minério de ferro despencam para o menor nível desde março