O principal índice acionário da bolsa brasileira fechou o pregão desta terça-feira (10) em queda de 0,66%, aos 122.202 pontos. Com isso, o Ibovespa passou a acumular queda de 0,49% na semana, mas ainda tem ganhos tanto em agosto (0,33%) quanto em 2021 (2,68%).
Em resumo, o assunto que mais repercutiu no dia foi a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em julho. A saber, a inflação oficial do país variou 0,96% no mês, maior nível para julho desde 2002. No acumulado de 12 meses, a variação chega a 8,99% e supera em muito o teto da meta da inflação para 2021 (5,75%).
Essa elevação preocupa os operadores, porque uma inflação mais alta pressiona o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central a elevar mais vezes a taxa básica de juros do país, a Selic. Em suma, uma Selic mais alta puxa consigo os juros praticados no país, e a expectativa é que haja mais altas no decorrer do ano. Isso beneficia a renda fixa, em detrimento do mercado de ações.
Além disso, o dia ficou marcado pela votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. A propósito, a Câmara dos Deputados votou hoje a PEC, mesmo dia em que ocorreu a exibição de blindados das Forças Armadas em frente ao Congresso. O ato contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
Aliás, deputados e senadores afirmaram que isso foi uma tentativa de intimidação por parte do presidente aos parlamentares, pois ele é favorável ao voto impresso. A saber, a votação ocorreu após o fechamento do Ibovespa nesta terça.
Das 84 ações do Ibovespa, 67 encerraram o dia no vermelho
Diante destas notícias, a maioria das ações que compõem a carteira do Ibovespa fecharam o dia no vermelho. Em síntese, 67 dos 84 papéis caíram nesta terça. Ao todo, entre compras e vendas, movimentaram R$ 20 bilhões, valor bem menor que a média diária de 2021, de R$ 24 bilhões.
Entre os poucos avanços do dia, os mais expressivos vieram de: PetroRio ON (6,48%), Embraer ON (3,27%), Usiminas PNA (2,70%), Gerdau PN (2,52%) e Metalúrgica Gerdau PN (1,61%). Os destaques do dia foram as ações ligadas ao petróleo, que subiram devido à recuperação da commodity, e o setor de siderurgia, impulsionado pelo pacote de infraestrutura dos Estados Unidos.
Por fim, entre os muitos tombos da sessão, os mais intensos ficaram com: Iguatemi ON (-3,74%), Eneva ON (-3,35%), CCR ON (-2,89%), Lojas Americanas PN (-2,73%) e Locamérica ON (-2,69%). Os recuos atingiram, principalmente, as ações de empresas que dependem do consumidor brasileiro.
Leia Mais: Açúcar, café em pó, tomate e leite integral