O Ibovespa até começou 2022 com o pé direito e chegou a acumular avanços por cinco semanas consecutivas. Contudo, a situação mudou na semana passada, quando o índice teve uma desvalorização de 0,61% no período. Apesar de leve, o recuo refletia as preocupações globais com a situação da Europa. E isso continuou ditando o pregão desta segunda-feira (21).
Em suma, o Ibovespa recuou 1,02% na sessão, a 111.725 pontos. Esta é a terceira queda seguida do indicador, que passou para o campo negativo no acumulado mensal (-0,37%). No entanto, ainda continua com uma valorização firme na parcial de 2022, de 6,59%.
As recentes perdas do Ibovespa aconteceram principalmente devido à tensão geopolítica no leste europeu. Em resumo, a Rússia continua com tropas na fronteira com a Ucrânia. Aliás, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que os russos podem invadir o país vizinho a qualquer momento e que isso deve ocorrer através da capital ucraniana Kiev.
Esse cenário preocupa os mercados, pois a guerra pode provocar a elevação da inflação global. Na verdade, a Rússia se opõe à entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Este grupo foi criado em 1949 pelos Estados Unidos e reúne as principais potenciais militares ocidentais.
Vale destacar que a Otan nasceu como forma de defesa contra a expansão da então União Soviética, que hoje é a Rússia. E a entrada da Ucrânia no grupo permite a extensão dos tentáculos da Otan no leste europeu.
Seja como for, analistas temem que a guerra entre Rússia e potências ocidentais prejudique o crescimento econômico da Europa. A propósito, diversos países, como os EUA, já afirmaram que irão impor diversas sanções à Rússia em caso de invasão à Ucrânia.
75 das 92 ações do Ibovespa caem nesta segunda
Diante deste cenário de crescente preocupação, os investidores venderam suas ações e fizeram o Ibovespa cair. A saber, 75 dos 92 papéis que compõem a carteira do índice caíram na sessão. Ao todo, entre compras e vendas, as ações movimentaram apenas R$ 14 bilhões, valor bem inferior à média diária de 2022, de R$ 23 bilhões.
Isso ocorreu devido ao feriado do Dia do Presidente nos EUA, onde o mercado acionário ficou fechado. Com isso, houve uma liquidez bem menor que o normal nesta segunda.
Entre os poucos avanços do dia, os mais expressivos vieram de: 3R Petroleum ON (+3,87%), Petro Rio ON (+3,65%), Sabesp ON (+3,54%), Petrobras ON (+2,70%), Petrobras PN (+2,58%) e Dexco ON (+1,12%). A propósito, os principais ganhos foram registrados por empresas ligadas ao petróleo, que também disparou nesta segunda devido à tensão na Europa.
Por outro lado, as quedas mais intensas vieram de: Qualicorp ON (-8,64%), Positivo Inf ON (-7,11%), Americanas ON (-6,61%), Petz ON (-6,27%), Méliuz ON (-6,23%), Grupo Natura ON (-6,07%) e Cielo ON (-6,01%). Com a possível elevação da inflação global, os papéis ligados ao consumo acabaram sofrendo mais fortemente na sessão de hoje.
Leia Mais: Quase 39 milhões de pessoas têm valores a receber, diz BC