O Ibovespa caiu 0,41% nesta quarta-feira (30) e fechou último pregão de junho aos 126.801 pontos. A saber, o principal índice da bolsa de valores brasileira vem refletindo a insegurança do mercado nestes últimos dias, em especial com a situação interna do país.
Em resumo, o Ibovespa até caiu no último pregão, mas conseguiu encerrar junho com alta de 0,46%. O ganho é pequeno, mas é melhor que nada. E olhe que o resultado poderia ter sido negativo, se os investidores tomassem o cenário doméstico como única base para suas movimentações.
Nós estamos vivendo um momento bastante conturbado, em especial graças à CPI da Covid. Esta comissão vem analisando as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia da Covid-19 no país. E os desdobramentos poderiam afetar ainda mais o mercado.
Em suma, os últimos depoimentos revelaram diversos atos envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, acusado de prevaricação. Por isso, houve, nesta quarta, o protocolo de um “superpedido” de impeachment contra Bolsonaro de 46 signatários. Este pedido unificou argumentos dos outros 123 pedidos já apresentados contra o presidente.
Além disso, a equipe econômica do governo propôs o fim da isenção de dividendos sobre os lucros distribuídos a acionistas, especialmente os de grandes companhias que estão na bolsa brasileira. Essa proposta faz parte da segunda parte do texto em relação à reforma tributária do país. Aliás, o texto versa sobre a tributação em 20% destes lucros, visto que, hoje, os acionistas estão isentos do pagamento do valor.
59 das 84 ações do Ibovespa caem no dia
Ainda vale destacar a incerteza dos investidores em relação aos juros praticados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. E foram dados de lá, sobre a criação de empregos no setor privado, que conseguiram impedir uma queda ainda maior do Ibovespa no dia.
Em síntese, 59 das 84 ações que compõem o índice caíram nesta quarta. Entre compras e vendas, movimentaram R$ 24 bilhões, ficando em linha com a média diária de 2021. A saber, as principais quedas do dia vieram de: B2W ON (-3,80%), Cogna ON (-3,56%), Weg ON (-2,91%), Lojas Americanas PN (-2,88%) e BB Seguridade ON (-2,70%).
Por fim, entre os poucos avanços neste pregão, os mais expressivos do Ibovespa foram de: Banco Inter unit (5,36%), PetroRio ON (-2,69%), Iguatemi ON (-2,66%), Petrobras ON (2,06%) e Multiplan ON (1,86%). O destaque ficou com os papéis que acompanharam o avanço do petróleo no dia, como a PetroRio e a Petrobras.
Leia Mais: Massa de rendimento real habitual do brasileiro cai 5,4% em um ano