O principal índice acionário da Bolsa Brasileira encerrou a primeira semana de 2022 em queda de 2,01%. Nem mesmo o avanço de 1,14% registrado nesta sexta-feira (7) impediu a queda. No entanto, a alta conseguiu reduzir as perdas do Ibovespa, que fechou a semana a 102.719 pontos.
Essa primeira semana de 2022 não ficou muito diferente dos últimos meses de 2021. Na verdade, os problemas enfrentados no ano passado continua firmes neste ano. Alguns até mais severos, como a pandemia da Covid-19, que não mostra sinais de enfraquecimento.
Em resumo, a variante Ômicron foi sequenciada pela primeira no final de novembro, ou seja, há pouco mais de um mês. Embora seja bastante recente, estudos afirmam que a cepa possui uma transmissibilidade nunca antes vista. E a explosão de casos no planeta, atingindo o maior patamar desde o início da pandemia, confirma isso.
Já no cenário doméstico, a saúde fiscal do Brasil não sai do radar dos operadores. Os desdobramentos da PEC dos Precatórios e toda bola de neve que a proposta irá gerar continua pesando na hora de buscar ativos no Brasil. Isso sem falar nas eleições presidenciais do país que ocorrerão neste ano.
Além disso, o planeta segue atento aos Estados Unidos, onde os juros devem subir mais que o esperado. Pelo menos foi isso o que indicou a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed), banco central americano. No encontro, o Fed definiu para março o encerramento dos estímulos na economia do país.
Em suma, juros mais altos tornam investimentos tradicionais mais atraentes. Nesse cenário, países emergentes são os que mais sofrem, visto que a rentabilidade dos ativos fica bastante parecida com a dos EUA. No entanto, a segurança apresentada pela maior economia mundial é bem superior a de países como o Brasil, onde os problemas parecem brotar do chão.
79 das 93 ações do Ibovespa caem na semana
Nesta sexta, apesar da alta firme do Ibovespa, apenas 45 papéis que compõem a carteira do índice tiveram alta. Enquanto isso, 47 ações fecharam o dia no vermelho. Já na semana, o resultado foi bem mais negativo, com 79 papéis acumulando perdas e apenas 14 em alta.
Ao todo, entre compras e vendas, as ações movimentaram R$ 20 bilhões em média na semana, valor inferior à média diária de 2021, de R$ 24 bilhões.
No pregão de hoje, os avanços mais expressivos vieram de: Inter Banco unit (+15,46%), 3R Petroleum ON (+6,88%), Vale ON (+5,82%), Usiminas PNA (+4,78%), Petro Rio ON (+4,54%) e Sid Nacional ON (+4,24%).
Por outro lado, as quedas mais intensas do dia foram de: Lojas Americanas PN (-5,44%), Americanas ON (-5,33%), Eletrobras ON (-4,38%), Via ON (-4,36%) e Positivo Inf ON (-3,74%).
Leia Mais: Petróleo inicia 2022 em alta em meio a protestos no Cazaquistão