Virou festa! O Ibovespa iniciou o ano com tudo, batendo recorde atrás de recorde. Das cinco sessões que já aconteceram em 2021, o índice renovou máximas intradiárias em quatro delas. Além disso, no pregão desta sexta-feira, dia 8, o Ibovespa conseguiu alcançar, pelo segundo dia seguido, um novo recorde de fechamento, superando os 125 mil pontos. Ontem (7), o principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, já havia alcançado uma marca histórica, ao ultrapassar os 122 mil pontos pela primeira vez desde 2006.
Na sessão de hoje, o Ibovespa subiu 2,20%, chegando aos 125.076,63 pontos. E o principal fator para esse expressivo resultado foi o otimismo dos mercados globais com a expectativa por novos estímulos vindos dos Estados Unidos. Nesse sentido, a vitória dos democratas no Congresso americano aumentou a sensação de liberação de um pacote fiscal ainda maior.
Ao mesmo tempo, há mais informações sobre o possível início da vacinação aqui no Brasil. A CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, atingiu eficácia de 78% nos testes clínicos realizados no país. Hoje, o Butantan fez pedido de uso emergencial da vacina, cuja decisão depende da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Veja as principais movimentações no Ibovespa
Em resumo, as boas notícias do dia acabaram deixando as más, como o avanço da Covid-19 em todo o planeta, um pouco de lado. Assim, 67 das 81 ações que compõem o Ibovespa registraram ganhos no dia, movimentando R$ 33 bilhões no total, entre compras e vendas. E as duas maiores variações positivas do dia vieram da Intermédica ON (26,59%) e da Hapvida ON (17,68%), superando em muito as outras altas. Nesse caso, vale ressaltar que a Hapvida propôs uma fusão com a NotreDame Intermédica. E, havendo confirmação do acordo, a Hapvida irá deter 53,1% da empresa, enquanto a Intermédica ficará com 46,9%. E, completando o top cinco, ficaram: B2W (6,97%), MRV ON (6,91%) e Cemig PN (6,87%).
Por fim, na parte negativa das variações, as mais acentuadas foram: Metalúrgica Gerdau PN (-1,68%), Gerdau PN (-1,49%), Santander Brasil units (-1,06%), Bradesco PN (-0,86%) e Embraer ON (-0,79%).
LEIA MAIS
Bolsas europeias registram melhor semana desde novembro de 2020
Vendas de veículos despencam 26,2% em 2020, aponta Anfavea