Os investidores arriscaram nesta quarta-feira (10) e o Ibovespa encerrou o dia em alta de 0,41%, aos 105.968 pontos. A busca por ativos de risco não cresceu tanto devido à divulgação da inflação do Brasil, que superou as projeções do mercado. Da mesma forma, a inflação nos Estados Unidos também surpreendeu e influenciou mercado.
Em resumo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a inflação no país disparou 1,25% em outubro. O valor é o mais alto para o mês desde 2002 (1,31%). Aliás, a variação também superou as projeções de analistas, que acreditavam em uma taxa de 1,05% no mês passado.
Dos Estados Unidos, o que mais repercutiu entre os investidores também foram os dados da inflação, que subiu mais do que o esperado em outubro e atingiu o maior patamar em 30 anos. Na China, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) acumulado em 12 meses, até outubro, atingiu 13,5%, maior nível em 26 anos.
Todos esses dados mostram que o planeta vem sofrendo com preços muito mais elevados que o normal de produtos e serviços. E, para completar o dia, a Câmara dos Deputados também aprovou nesta quarta a PEC dos Precatórios em 2º turno. Agora, o texto segue para o Senado Federal.
Em suma, a proposta adia o pagamento dos precatórios (dívidas da União já reconhecidas pela Justiça) e altera o teto de gastos (regra que limita as despesas do governo à inflação de 12 meses). Com isso, abre um espaço orçamentário de mais de R$ 90 bilhões para o governo gastar em 2022, ano eleitoral. E boa parte desse montante seguirá para o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.
50 das 92 ações do Ibovespa sobem nesta quarta
Vale destacar que o aumento de gastos públicos acaba elevando a inflação no país e, consequentemente, os juros básicos. Nesse cenário, a renda fixa ganha mais atratividade em detrimento da variável. O que explica o avanço de hoje do Ibovespa é apenas a previsibilidade do que está por vim.
Em síntese, o mercado não se agrada da atitude do governo em elevar os gastos, dar calote em dívidas no ano que vem e expandir o teto de gastos. Contudo, caso a PEC não seja aprovada, o temor é ainda maior, pois ninguém saberia quais caminhos o governo poderia escolher trilhar. E muitos deles podem ser ainda piores do que o aumento do risco fiscal no país.
A saber, 50 das 92 ações do Ibovespa encerraram o dia no azul. Ao todo, entre compras e vendas, os papéis do índice movimentaram R$ 24 bilhões, em linha com a média diária de 2021. Aliás, os principais avanços do dia vieram de: Bradesco PN (5,65%), Petz ON (5,09%), Bradesco ON (4,72%), MRV ON (4,69%) e Brasil ON (4,59%).
Em contrapartida, os recuos mais intensos do dia foram de: Braskem PNA (-11,88%), Via ON (-6,50%), Azul PN (-4,82%), Raia Drogasil ON (-3,81%), Carrefour BR ON (-3,71%) e Locaweb ON (-3,31%).
Leia Mais: Petróleo tomba nesta quarta (10) com disparada da inflação nos EUA