O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (16) em alta de 0,31%, a 115.180 pontos. A saber, essa é a sétima sessão consecutiva de avanço do principal índice acionário da Bolsa Brasileira. Na parcial de 2022, o indicador acumula uma valorização de 9,88%.
Nesta quarta, os investidores continuaram atentos ao leste europeu devido ao risco de invasão da Rússia à Ucrânia. Embora a Rússia tenha retirado algumas tropas das regiões de fronteira com a Ucrânia na véspera (15), a situação segue sem um desfecho.
De acordo com a Rússia, os soldados estavam fazendo exercícios militares, mas o país os enviou de volta para as suas bases. No entanto, os Estados Unidos acusaram a Rússia de apenas movimentar os soldados para outras partes da fronteira, sem realmente retirá-los da região.
Aliás, nesta quarta, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou que a Rússia continua reforçando a presença militar nas fronteiras com a Ucrânia.
“A Rússia ainda pode invadir a Ucrânia sem aviso prévio. As capacidades estão mobilizadas, e a presença militar é importante, superior a 100 mil soldados”, disse Stoltenberg.
50 das 92 ações do Ibovespa sobem nesta segunda
Diante da escalada da tensão global, os investidores viram o Brasil como um porto seguro do mercado acionário. Por isso, o Ibovespa fechou o pregão em alta, apesar dos conhecidos problemas políticos e fiscais do país.
Na sessão, 50 das 92 ações do Ibovespa fecharam em alta. Ao todo, entre compras e vendas, os papéis do Ibovespa movimentaram R$ 25 bilhões na sessão. O valor superou a parcial de 2022, de R$ 23 bilhões.
Entre os muitos avanços no dia, os mais expressivos vieram de: Assaí ON (+7,14%), CVC Brasil ON (+5,96%), Grupo Natura ON (+5,93%), Carrefour BR ON (+5,31%), Cielo ON (+5,06%) e Ultrapar ON (+4,43%).
Por outro lado, os recuos mais intensos foram de: Weg ON (-4,81%), JBS ON (-3,88%), Alpargatas PN (-3,32%), Yduqs Participações ON (-2,53%) e Marfrig ON (-2,20%).
Leia Mais: Inflação ao produtor nos EUA supera estimativas em janeiro