O Ibovespa não conseguiu mudar o que os últimos pregões anunciavam: a forte queda no acumulado da semana. A saber, o principal índice acionário da bolsa de valores até subiu nesta sexta-feira (3), mas a alta de 0,22% não mudou muita coisa do resultado semanal. Assim, o indicador afundou 3,10% na semana e agora acumula perdas de 1,75% na parcial de 2021.
Em resumo, os investidores repercutiram a divulgação dos dados do mercado de trabalho norte-americano. Aliás, os últimos pregões giraram em torno disso, com expectativas sobre a criação de vagas no país em agosto. E os dados acabaram frustrando as projeções de economistas.
A saber, o Departamento do Trabalho dos EUA informou nesta sexta que o país criou 235 mil novos postos de trabalho no mês passado. Esses números ficaram bem abaixo das estimativas de analistas, que apontavam para criação de 728 mil vagas no período.
Por um lado, o mercado teme a perda de fôlego da recuperação dos EUA. Por outro lado, os investidores sentiram mais confiança em buscar ativos de risco. Isso porque o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, anunciou que começaria a reduzir os estímulos na economia americana já na próxima reunião, no dia 22 de setembro. Contudo, os dados do mercado de trabalho americano podem fazer o Fed rever sua decisão.
Além disso, os investidores continuarão repercutindo a aprovação da reforma do Imposto de Renda. De acordo com as novas regras, os lucros e dividendos serão taxados em 15%, superando em muito a alíquota antiga de 5,88%. Em suma, isso não agradou os investidores, que não querem pagar impostos.
43 das 84 ações do Ibovespa sobem nesta sexta
Diante destas notícias, não houve grandes disparadas, e 43 das 84 ações do Ibovespa encerraram o pregão no azul. Já na semana, 69 papéis acumularam perdas, o que representa 82,1% das ações listadas. Com isso, não tinha como o Ibovespa não afundar na semana. Aliás, a média diária do giro financeiro ficou em R$ 22,5 bilhões, levemente abaixo da média diária de 2021, de R$ 23 bilhões.
Entre os ganhos do dia, os mais expressivos foram de: Magazine Luiza ON (4,94%), Lojas Americanas PN (4,15%), Assaí ON (3,53%), JBS ON (2,88%) e Ultrapar ON (2,64%). Por outro lado, os maiores tombos do pregão vieram de: Embraer On (-4,48%), Inter Banco unit (-3,89%), Petro Rio ON (-3,30%), Copel PNB (-2,72%) e Sabesp ON (-2,44%).
Leia Mais: Secretário do Tesouro fala sobre razões para incerteza do mercado